São Paulo, sábado, 20 de outubro de 2007

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Sacolinha [modinhas, delírios consumistas, escolhas célebres]

"O belo é tão útil quanto o útil. Até mais, talvez" Victor Hugo

Moda "Rehab"

Chanel põe o pé na jaca

CLÍNICAS DE RECUPERAÇÃO são a nova fonte de inspiração fashion. O último desfile da Chanel, em Paris, lançou uma bolsinha-tornozeleira, em matelassê, espécie de homenagem a quem tenta tirar o pé da jaca. A novidade é alusão ao aparelho Scram (coisa da Justiça americana), um dedo-duro que registra a ingestão de álcool. A atriz Lindsay Lohan foi flagrada com um, quando saiu da reabilitação. O estilista Karl Lagerfeld, amigo da atriz, criou versões da tornozeleira em amarelo, vermelho, preto e com poás. As cantoras Amy Winehouse e Britney Spears também tiveram problemas com álcool e drogas este ano. Mercado, pelo menos entre célebres, parece que não vai faltar.

Caveira de 'elite'

A CAVEIRA É, FOI E SEMPRE SERÁ UM SÍMBOLO QUERIDO do underground, do rock e da moda. O estilista inglês Alexander McQueen fez da coisa a sua marca, e Alexandre Herchcovitch, por aqui, idem. Mas neste momento há uma certa confusão de caveiras: o que aquece o mercado é o filme "Tropa de Elite", e o que espanta é a procura pelo símbolo do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) da Polícia Militar do Rio. O sex shop carioca Muito Prazer, por exemplo, vendeu nos últimos 15 dias 28 fantasias que remetem ao Bope. Já existe até lista de espera para o modelo fetichista com caveira. Na Galeria do Rock, em São Paulo, estampa de caveira sempre saiu bem. Mas nas últimas duas semanas, as vendas aumentaram.
"O filme influenciou. Aumentei as vendas de camisas e camisetas com caveira em 30%", diz Hanna Kramolisck, 26, dona da Broken Heart. Na Mint, em pleno outubro, cresceu a procura por luvas de lã com caveiras. É o estilo osso duro de roer.


ONDE ENCONTRAR Muito Prazer, av. das Américas, 500 bloco 16, loja 119, Shopping Downtown, tel. (21) 2494-6869, Rio de Janeiro
Acessórios Modernos, r. da Consolação, 1.391, tel. (11) 3083-0011, São Paulo
Utilplast, al. Lorena, 1.931, tel. (11) 3088-0862, São Paulo


É luxo só

O que essa gente tem na cabeça

Famosa por seus bonés - principalmente os de times de beisebol e basquete, a marca New Era desembarcou no Brasil. Na bagagem, peças com preços bem salgados, caso do modelo com cristais Swarovski, vendido a R$ 2.400. O boné branco, que vem com canetinhas para você (desculpe a expressão) "customizar", sai por R$ 1.400. Acha caro? A Gisele Bündchen, a Madonna, o Denzel Washington e o George Clooney não acham.


ONDE ENCONTRAR
New Era Brasil, tel. (11) 3315-0910, São Paulo


O inimigo do básico

A Mr. Wonderful, grife masculina que marcou os anos 80 e vestiu Caetano Veloso e Fernando Gabeira, está de volta. O retorno, 12 anos depois do fim, foi na terça, com um desfile no Cine Odeon, no Rio. O estilista e criador da marca, Luiz Freitas, 65, falou com a reportagem do Vitrine.
 

O que você fez no tempo em que a marca esteve desativada?
Luiz Freitas -
Me dediquei ao Carnaval e ao showbusiness. Fiz figurino para Maria Bethânia, Chico Buarque. Vesti a música popular brasileira.

O que mudou na moda masculina dos anos 80 pra cá?
LF -
A moda masculina sempre esteve aquém da feminina, cai muito no lugar- comum e falta ao mercado ter uma opção além. Este é o motivo da minha volta. O básico no Brasil veio para paralisar a moda masculina.
Muitos homens querem usar o diferente. Estou atento a isso e propondo essas mudanças. No desfile, mostrei um festival de shorts. Se a mulher pode mostrar as pernas, por que o homem não pode pegar ônibus com as pernas de fora? Os direitos são iguais.

Que tipo de homem, hoje, usa um colete de lamê?
LF -
Hoje existem festas temáticas. Se você convida o [cantor] Emílio Santiago para um evento, ele vai de acordo com o que está recomendado no figurino, no tema da festa. Se você convida o Toni Garrido, ele vai ao pé da letra. Artistas têm obrigação de andar com indumentárias diferentes do público deles.

Chefs S.A.

OS GRANDES CHEFS DE COZINHA têm ficado menos tempo atrás de seus fogões. Além de estrelarem programas de TV nada a ver com receitas - caso dos reality shows "Top Chef" (Sony), do americano Tom Colicchio, e "Hell's Kitchen" (GNT), do inglês Gordon Ramsay, eles estão investindo em produtos gourmet.
O chef Mario Batali, do canal Food Network, tem uma extensa linha, já disponível no Brasil, que inclui espátulas para molho, panelas e apoios para pratos. Ele também assina um modelo dos sapatos Crocs e até relógios de pulso! A inglesa Nigella Lawson, do programa "Festas de Nigella", do GNT, é outra que virou grife. Sua linha está à venda no site do Food Network. O francês Paul Bocuse entrou na onda em parceria com a empresa francesa Staub. Suas panelas de ferro também estão à venda por aqui (mas nada garante que você vai cozinhar melhor só por usar um utensílio assinado pelo chef).

Espátula de silicone Mario Batali, R$ 35, na Spicy, tel. (11) 3062-8377; panela de ferro de 24 cm Paul Bocuse, R$ 641,20, na Doural, tel. (11) 3328-6228

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