São Paulo, sábado, 23 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Índice

BAGAGEM [compras mundo afora]

A Nike e a praga da personalização

Em Nova York, loja da grife executa peças "exclusivas" a partir de ideias levadas pelos clientes

OSMAR FREITAS JÚNIOR
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A marca Nike fez a fama em cima do slogan "Be Like Mike" (seja como Mike). Convidava-se a freguesia a imitar o estilo de Michael Jordan, o maior jogador de basquete do mundo. Significava calçar um tênis Air Jordan e vestir os agasalhos que cobriam o original.
O tempo passou, o craque se aposentou. O negócio agora é não se vestir como ninguém. Ter estilo exclusivo passou a ser o Santo Graal dos pretendentes à modernidade. Entra em campo, portanto, a Nike ID.
Trata-se de butique dedicada à personalização, onde o cliente dá vazão a seus impulsos criativos em fashion design. É a velha ideia da costureirinha do interior: você dá o desenho e a profissional executa o feitio.
Dos estúdios da Nike (255, Elizabeth St., Manhattan) saem agora desde sapatos até bonés e gorros. Torna-se possível a confecção de uma jaqueta absolutamente personificada, e que nem Michael Jordan terá. Em muitos casos, o processo todo, da explanação da ideia à execução, segue o ritmo de fast food: a freguesa sai com a peça já no corpo. Nem os artesãos de Savile Row -a venerada rua dos alfaiates, em Londres- são capazes de tal proeza.
Uma visita à oficina Nike ID revelou altos e baixos nos itens "faça você mesmo". Uma jovem saiu de lá envergando jaqueta e calças que pareciam o monumento às vítimas do regime Khmer Vermelho, do Camboja: crânios empilhados por toda a superfície. Isso, a despeito das ossadas terem se tornado carne de vaca na moda. Os "consultores" da Nike bem que tentam direcionar os aspirantes a Chanel para soluções mais razoáveis. Dão aulas de combinação de cores e texturas. Alguns acatam esses conselhos.Outros teimam em revelar seu talento para figurinista circense.
Esse paroxismo da autoexpressão na moda, porém, não vem fácil ou sai barato. Os inspirados devem marcar hora via telefone, o que se provará tão difícil quanto o agendamento de uma cirurgia plástica com o medalhão da hora. E o preço de um tênis com "a cara do cliente", também, pode rivalizar com o valor cobrado por um nariz esculpido. A jaqueta de moletom mais simples vale US$ 500. Um tênis sem fescura custa o mesmo valor. Daí para frente, e dá para gastar até US$ 5.000 e cobrir-se de luxo individualizado da cabeça aos pés. É possível, ainda, comprar no site www.nikeid.nike.com, onde há modelos idealizados por celebridades e outros clientes. Não são exclusivos, mas custam menos.


Texto Anterior: Crítica de loja [questão de gosto e opinião]: Mosquiteiro, sonho de uma noite de verão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.