São Paulo, sábado, 23 de maio de 2009

Próximo Texto | Índice

A nova festa de casamento

O jeito, agora, é adaptar a tradição aos modismos e ao bolso dos noivos; conheça aqui algumas das tendências que já pegaram em São Paulo

Gabriela Bernd
Bonecos de noivos Momentos Preciosos e bolo cenográfico Estilo e Sabor

DANAE STEPHAN
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Seguindo o que ocorre com a instituição do casamento, a cerimônia e a festa estão cada vez menos formais. O vestido não precisa ser longo, nem branco, o jantar pode ser mais prático e até mesmo o tradicionalíssimo bem-casado vem perdendo espaço para novas guloseimas.
A explicação, sugerem os profissionais desse mercado, está no fato de que hoje é muito mais comum os próprios noivos pagarem pela festa. Os pais, normalmente mais tradicionais, palpitam menos, e os gastos são mais controlados. "Entre gastar R$ 5.000 em lembrancinhas ou em um passeio de barco, os noivos ficam com o passeio", diz a produtora de eventos Tatiana Creazzo Cury.
É claro que a crise também dá uma forcinha. "Não é mais normal a rasgação de dinheiro na festa, mesmo para quem tem dinheiro sobrando", diz a cenógrafa e decoradora Katia Yahn. Ela organiza um casamento em que o tapete de sisal substitui o tradicional persa alugado. "A novidade é usar a criatividade para economizar, e gastar no que é realmente importante", diz Katia.
Além das tendências guiadas pelos desejos de quem casa, a indústria do casamento, que em São Paulo abrange mais de mil empresas, está sempre lançando modinhas, muitas de gosto e utilidade duvidosos.
No vaivém das tendências, até o vestido estilo bolo de noiva ganhou fôlego entre as nubentes modernas. "A cerimônia é a única chance que elas têm de usar um vestidão, então muitas querem mais do que apenas um vestido de branco", diz a estilista Bibi Barcellos.
A cerimônia realizada no sábado, que já foi considerada "cafona", está bombando de novo nas grandes capitais. Nesse caso, pesam a praticidade e o conforto dos convidados, diz a produtora Tatiana. "Durante a semana está todo mundo exausto e o trânsito não ajuda."
Pelo mesmo motivo, a união de cerimônia e festa em um só lugar também está em alta. "Não dá pra forçar todo mundo a atravessar a cidade no horário de pico só para realizar o capricho de casar na igreja da moda."
A seguir, dicas de decoradores, assessores, cenógrafos, chefs e estilistas para fazer um casório moderno.


Próximo Texto: Modinhas de casamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.