São Paulo, sábado, 26 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA DE LOJA [questão de gosto e opinião]

MAIS UM HÍPER BÁSICO

Nova rede tem novidades, mas não se diferencia

Quanto mais categorias de consumo os "híper" abarcam, mais básica é a oferta em cada uma


TETÉ MARTINHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Por definição, hipermercado é uma loja que vende tudo o que se encontraria em um supermercado, mais tudo o que seria preciso procurar em outros lugares: roupa, cama, mesa e banho, utensílios, eletroeletrônicos, brinquedos, DVDs, suplementos para informática, o diabo. Dizem que é prático; um lugar onde "se acha tudo".
Eu mesma ainda estou para descobrir o que há de prático em arrastar um carrinho por quilômetros de gôndolas de água sanitária, anti-séptico bucal e refrigerantes de dois litros, sob aquela luz fria deprimente, para comprar o mesmo que encontraria em um lugar de dimensões mais humanas. Isso se tiver sorte: em geral, quanto mais categorias de consumo os "híper" abarcam, mais básica é a oferta em cada uma.
Primeiro hipermercado paulistano da rede gaúcha, o Zaffari do Bourbon Pompéia não escapa muito à regra. Com o agravante de ter nascido embrulhado em um novo shopping, o que impacta tremendamente na, digamos, acessibilidade. Para chegar à loja, é preciso atravessar uma zona de estresse: a sinalização do estacionamento é hesitante, as rampas espirais aflitivas e, no fim, restam um par de coordenadas para guardar na memória até a hora de achar o carro (tipo E3, H9).
Diga-se em defesa da rede, também dona do shopping, que lá pela quinta volta da espiral as vagas ficam fartas. Considerado o apelo local do novo templo do consumo, é de supor que talvez a coisa tenha sido bem dimensionada.
Ainda que insuficientes para diferenciar, de fato, a loja, o Zaffari tem alguns conceitos próprios sobre hipermercados. A preocupação em manter um certo calor decorativo, feito com cores, até os confins da loja, é bacana, assim como a idéia de aproximar seções por "tema", como açougue e apetrechos para churrasco.
Seções como bebidas e festa são acima da média e, entre os eletrodomésticos, tem uma seleção nunca vista de grills, churrasqueiras e chapas. Por último, mas nem um pouco menos importante, a loja vende flores e plantas em vasos, em mudas e cortadas, a preços que definitivamente estão mais para Ceagesp do que para floricultura. Enfim, alguém teve essa idéia.


ONDE ENCONTRAR
Hipermercado Zaffari

r. Turiassu, 2.100, shopping Bourbon Pompéia
tel. (11) 3874-5050, São Paulo
Seg. a sáb.: 7h30 às 24h. Dom.: 8h às 24h
www.zaffari.com.br


Texto Anterior: Bagagem: Nostalgia portuguesa
Próximo Texto: Dúvidas éticas: Devo secar as mãos com papel ou jato de ar?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.