São Paulo, sábado, 26 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA DE LOJA [questão de gosto e opinião]

Site de compra é para dia de chuva

Consumo on-line é bom, apesar dos bugs chatinhos e das fotos amadoras de produtos

TETÉ MARTINHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Para achar um fogão novo, a melhor tarifa aérea ou um exemplar com pouco uso do sétimo "Harry Potter" não inventaram nada mais prático que a internet. Sobretudo depois que os cadastros se descomplicaram, reduzindo a quase zero a ocorrência da terrível hora em que seu formulário é recusado pela oitava vez, porque você preencheu errado um campo que nunca dizem qual é.
Sim, pesquisar on-line preços e características de geladeiras ou impressoras é mais eficiente e menos tedioso que visitar as lojas que vendem essas coisas. Com a vantagem sensacional de poder comparar o parecer de quem já comprou ao de quem quer vender. Sebos não são chatos, mas dão rinite, e quem conseguiria percorrer as dezenas cadastradas pelo salvador site Estante Virtual? Com descontos até em livros recém-lançados, ele só perde, em preço, para os usados da Amazon.
Contra a comodidade e as ofertas, pesam o estilo "varejão burocrático" dos sites de compras, e seus bugs chatinhos, como aquele "aeroporto de origem inválido" que surge na tela da TAM quando algo está errado (mas não com o aeroporto de origem). Mais: onde o contato tátil é importante, comprar on-line deixa a desejar. Para compensar, marcas bacanas de roupas e acessórios inventam ferramentas divertidas, como o achador de sapatos da Campers, ou criam imagens com ângulos que mostram a bolsa aberta, fechada e de lado, caso da Gap e da Urban Outfitters.
Com exceções honrosas, como a Banca de Camisetas, e promessas, como o E-Closet, os sites nacionais de roupas ainda precisam descobrir que o carpete não é um bom substituto para o fundo branco, na hora de fotografar as peças.
E não se anime se ouvir dizer que há uma febre de brechós on-line em blogs e no Flickr, com nomes como Era Meu, Pode ser Seu. Na verdade, são "garotas vendem tudo", talvez porque compraram demais e estão com dificuldade para pagar o cartão de crédito. Eu não teria problema em ajudar, não fosse mais difícil achar uma peça interessante no guarda-roupa delas do que uma opinião original em um blog. Brechó on-line, mesmo, é o Vintage Cool Things.


Estante Virtual
www.estantevirtual.com.br

Urban Outfitters
www.urbanoutfitters.com

Banca de Camisetas
www.bancadecamisetas.com.br

E-closet, www.ecloset.com.br

Era Meu Pode Ser Seu
http://tinyurl.com/5veqxu

Vintage Cool Things
www.vintagecoolthings.com



Texto Anterior: Tendências: A vez dos pequenos
Próximo Texto: Dúvidas éticas: Que lugar aceita doação de óculos usados?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.