São Paulo, sábado, 27 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Índice

DÚVIDAS ÉTICAS [mande sua pergunta para duvidaseticas@folhasp.com.br]

O que é melhor: lavar o carro com mangueira comum ou lavadora de alta pressão?

ANA PAULA BONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma lavadora de alta pressão gasta até 14% da água que gastaria uma mangueira ligada à torneira totalmente aberta.
A máquina tem um sistema dosador que, aliado à pressão, limita a vazão de água, independentemente da abertura da torneira. As lavadoras domésticas gastam, em média, até 8 litros por minuto.
Já a mangueira, mesmo com meia-volta na torneira ligada à rede pública, gasta cerca de 25 litros por minuto, conforme simulação feita no site da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).
No ato de lavar o carro por 15 minutos, com uma volta da mangueira na torneira, lá se vão quase 600 litros de água.
O coordenador do Programa de Uso Racional da Água da Sabesp, Ricardo Chahin, diz que o cálculo é feito com a água da rede pública porque, em casas e prédios, o comum é a pessoa ligar a mangueira na torneira abastecida diretamente pela rua, e não na que é ligada à caixa d'água, porque a pressão da água que chega da rua é maior.
Para Paulo Sinisgalli, professor de economia ecológica da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, a quantidade de água despejada também depende do tipo de mangueira usada. "Quanto mais grossa for a mangueira, maior será a vazão da água."
O remédio, no caso de optar pela mangueira, é colocar um gatilho na ponta. Mesmo não controlando a vazão como uma lavadora a pressão, ele só funciona ao ser apertado, evitando o desperdício enquanto a pessoa estiver esfregando o carro.
Ricardo Chahin, da Sabesp, diz que, de acordo com a periodicidade do uso, é vantajoso investir na lavadora a pressão.
O preço das lavadoras varia de R$ 300 a R$ 800 e seu consumo de energia é, em média, de 1,5 kWh.
Uma alternativa para quem não optar pelo uso de uma lavadora a pressão, de acordo com o professor Sinisgalli, da USP, é substituir a mangueira por um balde e por uma vassoura. "Esta ainda é a solução mais racional."


Texto Anterior: Batendo perna: Biquíni chique
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.