São Paulo, sábado, 29 de agosto de 2009

Texto Anterior | Índice

GONDÔLA [conheça melhor tudo que chega aos supermercados]

Sem lenga-lenga no caixa

Rede de supermercado teste sistema que deixa o consumidor registrar suas compras diretamente na preteleira

DÉBORA MISMETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Encarar a fila do caixa no supermercado promete deixar de ser a parte mais chata das compras. Uma nova tecnologia dispensa o consumidor de passar produto por produto na registradora. A pessoa escaneia os itens que quer levar com um leitor de códigos de barra. Para pagar, é só dar a máquina para o funcionário. O sistema começou a funcionar no Pão de Açúcar do shopping Iguatemi, em São Paulo, há dez dias.
A Folha testou a novidade. Para usar o sistema, é preciso ter cadastro no programa de fidelidade da rede. Antes de pegar a maquininha, a pessoa digita CPF e data de nascimento em um computador e escolhe como vai fazer a compra.
São três opções: registrar os produtos sem colocá-los no carrinho e pedir para receber em casa, registrar os itens e buscar tudo no próprio supermercado depois ou levar as compras na hora.
O aparelho que lê os códigos de barra possui outras funções. A tela exibe a lista do que já foi registrado, o valor parcial da compra e dicas de ofertas. No dia da visita da reportagem, havia uma marca de pimenta em promoção. Selecionando o produto, a máquina mostrou sua localização, com o auxílio de um mapa do supermercado.
O serviço que promete ajudar mais o consumidor é o registro de compras habituais. A partir da segunda vez em que usar o sistema, a pessoa pode consultar os itens que levou anteriormente e localizá-los com a ajuda da máquina.
O Pão de Açúcar diz que a instalação do sistema em outras lojas vai depender da aceitação dos consumidores. Na primeira semana, 29 pessoas usaram o aparelho.


Texto Anterior: Maria Inês Dolci [defesa do consumidor]: Desrespeito extra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.