São Paulo, sábado, 30 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Respeite a hora de fazer a troca

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Como saber quando chegou a hora de aposentar o colchão? O melhor sinal é a frequência cada vez maior de noites mal dormidas, nas quais você se mexe demais ou acorda várias vezes. Mas isso nem sempre ocorre, já que tendemos a nos acostumar também com o desconforto.
Outra maneira de saber se é hora de trocar é observar o prazo de garantia que, em geral, é o mesmo que o da validade. Cobertura suja ou rasgada, superfície desnivelada e depressões localizadas são outros indícios de que o momento da aposentadoria do colchão chegou. Se ao deitar você sente a base de apoio do colchão, demorou: a hora já passou.
Um colchão velho pode causar doenças como cifose e lordose, os principais problemas de coluna. "Quem nunca reconheceu ao acordar que aquela noite fez mais mal do que bem?", pergunta o ortopedista e traumatologista Henrique Mennucci de Haidar Jorge, 31. "É preciso trocar o colchão quando ele não oferece mais o repouso adequado ao corpo; o problema é que ele vai se deteriorando aos poucos e nós vamos nos adaptando, e não percebemos o quão ruim ele está", completa o especialista, membro da Sociedade Brasileira de Coluna.

Adaptação
Na verdade, tudo é uma questão de hábito e quem está acostumado com um tipo de colchão sentirá diferenças e desconforto durante um tempinho ao mudar para outro, mesmo que ele seja melhor.
Segundo a fisioterapeuta Adriana Ramos Schierz, esse período de adaptação do corpo à sua nova realidade noturna pode durar até dois meses.
O ortopedista Haidar Jorge endossa: "Basta acomodar o corpo de forma confortável, que rapidamente você conseguirá descansar em outro colchão ou em outra posição". O importante, diz, é garantir o apoio certo das regiões do corpo, deitar em algo que respeite as curvaturas da coluna. Depois, é só relaxar e sonhar.


Texto Anterior: Pesquise antes de relaxar
Próximo Texto: Sacolinha [modinhas, delírios consumistas, escolhas célebres]
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.