São Paulo, sábado, 31 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Causando' no verão

Das praias para as ruas

Sucesso nas passarelas, o chapéu agora vai à balada e serve de acessório sofisticado e carimbo fashion

POR JENIFFER PERLMAN

Neste verão, o chapéu não se restringe à areia e pede passagem na moda de rua. Além de exercer sua função principal, que é proteger o rosto dos raios UVA e UVB, o acessório sofistica o look urbano, especialmente porque perde seu perfume de anos 30 e começa a ganhar formatos, estilos e materiais originais. Marcas como Cantão, Osklen e V.Rom escolheram a peça para ser o "must have" de suas coleções.
"Quem usa chapéu tem que se preparar para chamar atenção, porque os brasileiros ainda estranham muito", comenta a stylist Thais Mol. "A mulher brasileira não consegue explorar tanto o chapéu quanto poderia. Já os homens usam com mais frequência, talvez por infl uência da popularidade dos bonés", diz.
O estilista Igor de Barros, da V.Rom, diz que foi a partir dos bonés que os homens viram no chapéu uma nova opção para marcar o estilo. "Esse acessório acaba sendo uma assinatura pessoal."
Ele sugere, para os homens, a escolha de um chapéu de palha tradicional, mas com acabamento moderno, para completar um look de alfaiataria: "Chapéu ajuda a criar uma linguagem contemporânea e serve para todas as ocasiões", acrescenta.
"A palha faz um contraste muito legal com as cores do verão", indica Yamê Reis, estilista da Cantão. "É um material fresco, que respira. Combina tanto com uma roupa colorida quanto com uma monocromática".
Para a noite, é bom ficar atento ao material do chapéu.
Para uma balada que não seja na praia, é interessente optar por modelos feitos com tecido. "O segredo é adequar o modelo ao formato do rosto", indica Igor.
Se você achar que o alto investimento em um chapéu estiloso não vale a pena, já que as tendências mudam rapidamente, vá de clássico, como o panamá, ótimo para eles e para elas.


onde encontrar

ÁGUA DE COCO
av. Beira Mar, 2.500, praia de Meireles, tel. (85) 3458-1268, Fortaleza
CANTÃO
r. Ataulfo de Paiva, 566, Leblon, tel. (21) 2294-7211, Rio de Janeiro
CAVALERA
av. das Nações Unidas, 4.777, shopping Villa- Lobos, tel. (11) 3024-3982, São Paulo
DONA FLORINDA
av. Dom Luís, 500, loja 246, shopping Aldeota, tel. (85) 3458-2004, Fortaleza
ELEMENT
r. Oscar Freire, 909, Cerqueira César, tel. (11) 3081-2798, São Paulo
OSKLEN
r. Maria Quitéria, 85, Ipanema, tel. (21) 2227-2911, Rio de Janeiro
V.ROM
al. Lorena, 1.922, Cerqueira César, tel. (11) 3063-5823, São Paulo


Texto Anterior: Sacolinha
Próximo Texto: A prova da mochila
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.