Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 5 A 11 DE SETEMBRO DE 2014

 

fale com o guia @

CAPA

A bienal abraça a quebrada

Em parceria com a Agência Popular de Cultura Solano Trindade, que fomenta artistas na região do Jardim Maria Sampaio, no Campo Limpo, zona sul, a Bienal exibe 20 atos como saraus, peças de teatro e dança, grafite, hip-hop e funk.

A programação "periférica" também inclui atividades na favela do Moinho, no centro. A agenda lá prevê um sarau em 6 de dezembro, às vésperas do encerramento da Bienal, mas outras datas não foram confirmadas.

Veja a seguir alguns destaques pinçados pelo "Guia" para esta e as próximas semanas e saiba mais sobre os artistas em folha.com/no1508645.

Treme Terra Esculturas Sonoras
Domingo, 7/9, 16h
Aderbal Ashogun articula há 22 anos artes plásticas, cultura popular e religião. Nesta performance, ele e seu grupo mesclam percussão, poesia e a cultura do candomblé.

O Menor Sarau do Mundo
Domingo, 14/9, 16h
Intervenção poética de um minuto e vinte segundos na qual o poeta Giovani Baffô, com um público de até três pessoas sob um guarda-chuva, declama três poemas curtos e autorais.

Balé Capão Cidadão
Domingo, 21/9, 16h
Apresentação das 80 bailarinas de cinco a 16 anos da Associação Capão Cidadão, que faz oficinas de linguagens da dança para crianças e adolescentes na comunidade Jardim Valquíria.

O que Dizem os Umbigos
Domingo, 28/9, 16h
Sarau que critica a cultura de massa televisiva e outros elementos que contribuem para o entendimento do mundo sob ângulos individuais e egoístas.

Sambaqui, Coral Guarani Xondaro e Vamos Brincar
Domingo, 12/10, 16h
Em menção ao Dia das Crianças, os membros mais velhos da aldeia Guarani Xonadro mostram cânticos religiosos que falam do mito da Terra Sem Mal, lugar sagrado para o povo guarani. Também há apresentações da Comunidade Cultural Sambaqui e do projeto Vamos Brincar.

Narra Várzea
Domingo, 19/10, 16h
O público é estimulado a jogar futebol com suas próprias regras e sob comentários poéticos, remetendo ao que ocorria nos ancestrais clubes de várzea.

Sarau Poetas Ambulantes
Quarta-feira, 22/10, 19h
Inspirados nos vendedores ambulantes que circulam por coletivos, os poetas oferecem poesia falada e escrita em troca de atenção e interação. A atração começa no trajeto à Bienal.

Batalha de MCs TSP
Domingo, 26/10, 16h e domingo, 9/11, 16h
Exibição do coletivo TSP, cujo foco é a propagação da cultura do hip-hop. Isso se manifesta principalmente em batalhas de MCs, quando rappers duelam em versos improvisados.

Sarau do Binho
Domingo, 23/11, 16h
O célebre sarau nascido na zona sul de São Paulo em 2004 reúne poetas, músicos, atores e a comunidade do Campo Limpo. "Uma andorinha só não faz verão, mas pode acordar o bando todo", uma das citações do Binho, ilustra o tom social do evento.

Bonde Sak Funk
Domingo, 7/12, 16h
No encerramento da Bienal, a dupla de rappers MC Spyke e MC Preto apresenta repertório que aborda desde problemas sociais até o funk ostentação.

Capa

teatro

Dois festivais abordam as culturas baiana e latino-americana

especial

Confira seleção de shows gratuitos do Mês da Cultura Independente

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.