Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 13 A 19 DE FEVEREIRO DE 2015

 

fale com o guia @

CAPA

A minipraça é nossa

Doze 'parklets' já funcionam na cidade; saiba onde ficam e o que esperar deles

Vila Mariana

R. Cel. Oscar Porto X r. Abílio Soares
Aberto em agosto de 2014, foi o segundo "parklet" pós-decreto que regulamentou os espaços e, por enquanto, é o único fora do eixo Jardins-Pinheiros-Vila Madalena. Guarda-sóis dão mais conforto aos frequentadores. Uma boa dica para quem não mora ou trabalha na região e quer conhecer o lugar: fica ao lado do restaurante Tenda do Nilo, um dos melhores árabes da cidade.

Jardins

R. Padre João Manuel X av. Paulista
É o primeiro dos 12 "parklets" que estão instalados. Foi inaugurado pouco depois da publicação do decreto que regulamentou os espaços. Tem bancos, bicicletário, vegetação bem-cuidada e cinzeiros, utilizados pelos trabalhadores da região que adotaram a minipraça como ponto de encontro e como fumódromo.

Alameda Tietê, 360
Inaugurado em dezembro de 2014, o restaurante espanhol La Bodeguita ganhou um "parklet" há quatro dias. "Dá um visual mais bacana à rua. Ainda é recente, mas reparei que durante o dia vai servir para a população em geral e, à noite, concentrará os nossos clientes", avalia o espanhol Ricardo Arias, um dos sócios da casa. Com captação de energia solar, os espaços estão equipados com tomadas para carregar celular.

R. Oscar Freire
Reúne três.
O primeiro fica na altura do número 970, entre as ruas Bela Cintra e Consolação, e perto da Pracinha Oscar Freire, outro espaço para convivência. O segundo está instalado na altura do número 700, quase na esquina com a rua Haddock Lobo, em frente ao Mercadinho Chic. Ambos são mantidos pela Dafiti, e-commerce de moda. Apesar de disponíveis para a população, a empresa deverá promover o lançamento oficial das minipraças em março.
O terceiro espaço fica em frente à sorveteria Le Botteghe di Leonardo, que em fase final de testes antes da inauguração oficial, já mantém o "parklet" ativo na altura do número 40.

Pinheiros / Vila Madalena

R. Vupabussu, 305
Foi aberto em novembro de 2014 e fica em frente ao Empório Alto de Pinheiros. Possui um mesão coletivo, com bancos e coberto por guarda-sol, além de bicicletário.

R. Isabel de Castela, 529
É o espaço em frente ao restaurante italiano Vito, que o mantém com patrocínio da marca de uísque Jameson. Foi o terceiro "parklet" pós-decreto, aberto em agosto. A dica é pegar uma bebida e consumi-la na pracinha. Comida também vale, como ocorreu no evento Massa na Rua, promovido recentemente pela casa para protestar contra problemas com a falta de energia na região.

R. Fidalga, 245
O quarto "parklet" permanente da cidade é mantido pela incorporadora Idea!Zarvos, que possui escritório nas proximidades. No entanto, é mais frequentado à noite por estar instalado ao lado da queridinha dupla de bares Filial e Genésio. É o chope ao ar livre.

R. Girassol, 374
O pessoal da Cia. do Comércio, que toca o Filial e o Genésio, gostou tanto da ideia do "parklet" da Fidalga que também abriu nesta semana uma minipraça em frente a este outro bar que administra, o Genial.

R. Francisco Leitão, 282
Na hora do almoço e no jantar, o espaço em frente ao restaurante Pita Kebab é disputado. Os garçons não podem servir quem estiver no espaço, mas é claro que o usuário do "parklet" pode buscar a comida e depois se acomodar a céu aberto.

R. Harmonia 305
Durante o dia, uso comunitário. À noite, é opção ao ar livre e fumódromo dos frequentadores do bar Jacaré Grill, que fica em frente. O patrocínio é da marca de saquê Jun Daiti, da Diageo, que também financiou os espaços da alameda Tietê, da rua Girassol e da rua Aspicuelta, 547.

Capa

carnaval

Confira a programação do Sambódromo e de blocos de rua

sexta-feira 13

Filmes de terror, bares e passeios celebram a data "macabra"

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.