Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 6 A 12 DE MARÇO DE 2009

 

fale com o guia @

CINEMA

Quem Quer Ser um Milionário?

Filme de Boyle estreia sob o peso do Oscar

Sérgio Rizzo

No romance "Sua Resposta Vale um Bilhão", do diplomata indiano Vikas Swarup, um ex-menino de rua de Mumbai (antiga Bombaim), agora trabalhando como barman, reconstitui alguns dos episódios mais importantes de sua vida para explicar como foi capaz de acertar, contra todas as expectativas, as respostas em um programa de perguntas da TV ainda não levado ao ar.

Sua narrativa auto-irônica cria cumplicidade com o leitor e possibilita que ponha o dedo em feridas sociopolíticas da Índia sem que adote um discurso sentimentalista ou rancoroso. Em "Quem Quer Ser um Milionário?", vencedor de oito Oscar (inclusive o de melhor filme), os ingleses Danny Boyle (diretor de "Trainspotting" e "A Praia") e Simon Beaufoy (roteirista de "Ou Tudo ou Nada") se apropriam apenas da ideia central de Swarup.

O protagonista também é um ex-menino de rua, Jamal (interpretado pelo inglês Dev Patel), que participa de um programa de perguntas da TV. A partir daí, Boyle e Beaufoy passam a contar a sua própria história, esvaziada no aspecto sociopolítico e escorada em triângulo formado por Jamal, por seu irmão mais velho e pela garota por quem é apaixonado, mas da qual se perdeu. Como em "Trainspotting", a montagem frenética leva a um espírito de colagem pop que procura recriar o humor negro do romance.

Rodado com orçamento de produção independente e participação majoritária de profissionais indianos, "Quem Quer Ser um Milionário?" carrega agora o fardo do Oscar: ao mesmo tempo em que os prêmios lhe dão imensa visibilidade, também levam uma parcela do público a encará-lo de forma mais rigorosa -e sua inconsequência não rima com exigência.

Não recomendado para menores de 16 anos.
Capa

Cinema

Estreia "Quem Quer Ser um Milionário?", longa de Danny Boyle, vencedor de oito Oscars

Exposições

Megamostra sobre mudanças climáticas, "Intempéries - O Fim dos Tempos" abre na Oca

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.