Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 7 A 13 DE JULHO DE 2006

 

fale com o guia @

CINEMA

Bubble

Soderbergh acerta em projeto audacioso

Ricardo Calil

Com "Bubble", o cineasta norte-americano Steven Soderbergh pretendeu iniciar uma grande revolução no sistema de distribuição de filmes. Nos Estados Unidos, sua nova produção chegou ao cinema, ao DVD e à TV com poucos dias de diferença, para que o espectador pudesse escolher a melhor maneira de assistir ao filme -um experimento que despertou admiração e raiva em Hollywood.

Não se pode prever qual será o impacto de "Bubble" no futuro do cinema. Mas o filme ao menos promoveu uma pequena revolução dentro da obra de Soderbergh. Depois de uma série de filmes com roteiro e direção virtuosísticos ("Traffic", "Onze Homens e um Segredo"), ele realizou uma produção barata, rodada em vídeo digital, com planos estáticos e sem estrelas. A simplicidade fez bem ao cineasta.

Em uma fábrica de bonecas de uma pequena cidade do meio-oeste americano, dois trabalhadores -o jovem Kyle (Dustin James Ashley) e Martha (Debbie Doebereiner), uma mulher mais velha- se tornam amigos. Com a contratação da bela Rose (Misty Dawn Wilkins), a relação fica abalada: Kyle se interessa pela novata, Martha fica ciumenta, e a situação culmina em tragédia. Apesar de escolher a solução dramática mais óbvia, Soderbergh consegue fazer uma interessante investigação da solidão, da apatia e da falta de horizontes na vida interiorana dos Estados Unidos.

A maior virtude do diretor foi criar um clima permanente de assombração no ambiente asséptico da fábrica e encontrar nas bonecas uma metáfora perfeita para seus personagens: seres moldados para se tornarem símbolos plásticos da pureza e da felicidade, mas que, em situações de muita pressão, formam bolhas de imperfeição e se transformam em figuras monstruosas.
Capa

Férias

Peça do grupo Mamulengo da Fulia marca início do Festival de Teatro de Bonecos do shopping Jardim Sul

Teatro

Os espetáculos Esperando Godot e Leitor por Horas saem de cartaz no domingo (dia 9) na Unidade Provisória Sesc Avenida Paulista

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.