Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 8 A 14 DE DEZEMBRO DE 2006

 

fale com o guia @

CINEMA

O Ilusionista

Trama guarda surpresas e truques na cartola

Sérgio Rizzo

Era mais fácil a vida dos mágicos no século 19, ao menos em relação à crença do público em seus truques. Antes da criação do cinema, pertencia a eles a primazia de lidar com o potencial ilusório das imagens, explorando a idéia de que nem tudo é exatamente o que parece. Eisenheim (Edward Norton), o personagem central de "O Ilusionista", faz valer essa vantagem para se tornar uma celebridade em Viena, na década de 1870.

Seu número mais polêmico traz ao palco imagens de pessoas que, supostamente, estão mortas. Atrações como essa chamam a atenção não só do público mais popular mas também do príncipe herdeiro (Rufus Sewell), de sua noiva (Jessica Biel) e do chefe de polícia da cidade (Paul Giamatti). A partir desse quarteto, constrói-se um pequeno mistério que se explica apenas no final.

Baseado em conto de Steven Millhauser, o diretor e roteirista Neil Burger (que fez antes o inédito "Interview with the Assassin", sobre o assassinato de John Kennedy) se aproveita do pano de fundo histórico -a então recente formação do Império Austro-Húngaro- para dar um pouco de substância política a uma trama que, sabiamente, deixa de lado os truques de Eisenheim para se ocupar dos que a própria narrativa tem a oferecer.
Capa

Criança

O premiado espetáculo "Caixa Mágica - Descobrindo o Teatro" sobe ao palco do Alfa

Noite

O clube Funhouse comemora quatro anos em festa no "colega" Inferno, com as bandas Faichecleres e Cabaret

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.