Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 9 A 15 DE JUNHO DE 2006

 

fale com o guia @

CINEMA

Uma Vida Nova

Vietnamita protagoniza drama globalizado

Ricardo Calil

"Uma Vida Nova" é um produto exemplar da globalização. O filme tem diretor norueguês (Hans Peter Molland), produtores norte-americanos (entre eles, Terrence Malick, de "O Novo Mundo") e um protagonista vietnamita.

A história segue de perto a saga de um "bui doi" (menos do que pó, na tradução literal), nome dado aos filhos de mulheres vietnamitas com soldados norte-americanos, que são alvo de preconceitos e maus-tratos em seu país.

Aos 17 anos, Binh (Damien Nguyen) sai da casa de sua avó no interior do país e vai até Saigon procurar sua mãe, empregada de uma família rica. Depois de causar aciden talmente uma tragédia, ele decide viajar para os Estados Unidos em busca de seu pai americano.

Para uma história de migração internacional, o caráter globalizado da produção deveria enriquecer a narrativa, mas resulta em um impasse ético e estético. Na maior parte do tempo, o filme parece ser uma apologia do sonho americano, mas também tem seus momentos de crítica.

O filme por vezes cai no sentimentalismo e na simplificação. Mas também nunca permanece nesses extremos por muito tempo. Conta com boas participações de atores americanos, como Tim Roth e Nick Nolte.
Capa

Shows

O celebrado saxofonista americano James Carter faz show único no Bourbon Street

Noite

Roteiro traz festas e clubes indicados para a paquera

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.