Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 11 A 17 DE ABRIL DE 2008

 

fale com o guia @

CINEMA

Um Beijo Roubado

Kar-wai filma com mais leveza e menos ambição

Sérgio Rizzo

O título "Noites Púrpuras" foi a boa solução encontrada no México para traduzir "My Blueberry Nights", que estréia hoje no Brasil como "Um Beijo Roubado". Mais do que trair em demasia o original, a versão brasileira diz ao espectador, em companhia do cartaz, algo que ele talvez não devesse saber, como certas sinopses odiadas pelos leitores.

No primeiro filme do chinês Wong Kar-wai falado em inglês e rodado nos EUA, há um clima de desencanto romântico que lembra, entre outras de suas obras, os longas "Amor à Flor da Pele" (2000) e "2046" (2004). Aqui, no entanto, alguma possibilidade de reencontro e entendimento paira no ar.

Ela tem a ver, por exemplo, com o rosto juvenil e esperançoso da cantora Norah Jones, que interpreta uma jovem deixada pelo namorado. E, também, com a expressão acolhedora de Jude Law, no papel de um britânico cuja lanchonete, em Nova York, serve à personagem de Jones as tortas de "blueberry" que inspiram o título.

No início, o habitual apuro estético de Kar-wai se manifesta em enquadramentos que mostram quase sempre os personagens separados por anteparos -vidros, em especial. Depois, quando a história se transforma em filme-de-estrada, o visual se altera para tratar das experiências da protagonista com outros personagens (interpretados por David Strathairn, Rachel Weisz e Natalie Portman).

Menos ambicioso do que os longas recentes do cineasta, o filme se sustenta como um exercício de quem aprendia a lidar não só com a língua e o espaço, mas com um universo mais jovem (e próximo, portanto, do Kar-wai de "Dias Selvagens", 1991). Leve, solto e intensamente musical.
Capa

Noite

O DJ americano Z-Trip mostra sua habilidade em colar diversos estilos musicais

Criança

A biblioteca Monteiro Lobato preparou diversas atividades para lembrar o dia do livro infantil

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.