O ROTEIRO MAIS COMPLETO DE SÃO PAULO |
DE 11 A 17 DE ABRIL DE 2008 |
|
CINEMAUm Beijo Roubado Kar-wai filma com mais leveza e menos ambiçãoSérgio Rizzo O título "Noites Púrpuras" foi a boa solução encontrada no México para traduzir "My Blueberry Nights", que estréia hoje no Brasil como "Um Beijo Roubado". Mais do que trair em demasia o original, a versão brasileira diz ao espectador, em companhia do cartaz, algo que ele talvez não devesse saber, como certas sinopses odiadas pelos leitores.No primeiro filme do chinês Wong Kar-wai falado em inglês e rodado nos EUA, há um clima de desencanto romântico que lembra, entre outras de suas obras, os longas "Amor à Flor da Pele" (2000) e "2046" (2004). Aqui, no entanto, alguma possibilidade de reencontro e entendimento paira no ar. Ela tem a ver, por exemplo, com o rosto juvenil e esperançoso da cantora Norah Jones, que interpreta uma jovem deixada pelo namorado. E, também, com a expressão acolhedora de Jude Law, no papel de um britânico cuja lanchonete, em Nova York, serve à personagem de Jones as tortas de "blueberry" que inspiram o título. No início, o habitual apuro estético de Kar-wai se manifesta em enquadramentos que mostram quase sempre os personagens separados por anteparos -vidros, em especial. Depois, quando a história se transforma em filme-de-estrada, o visual se altera para tratar das experiências da protagonista com outros personagens (interpretados por David Strathairn, Rachel Weisz e Natalie Portman). Menos ambicioso do que os longas recentes do cineasta, o filme se sustenta como um exercício de quem aprendia a lidar não só com a língua e o espaço, mas com um universo mais jovem (e próximo, portanto, do Kar-wai de "Dias Selvagens", 1991). Leve, solto e intensamente musical. |
|
Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online. |