Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 19 A 25 DE JANEIRO DE 2007

 

fale com o guia @

CINEMA

Silk - O Primeiro Espírito Capturado

Fórmulas consagradas estão em terror oriental

Christian Petermann

O cinema oriental de terror faz escola há mais de uma década, gerando "cult movies", obras premiadas em festivais e refilmagens hollywoodianas. O mais novo exemplar da leva é o taiwanês "Silk - O Primeiro Espírito Capturado", escrito e dirigido por Chao-bin Su.

Repetem-se aqui algumas idéias que já se tornaram recorrentes no gênero: a presença de fantasmas de crianças, uma grande vingança e os longos fios negros de cabelo usados como elemento de suspense.

A premissa, porém, traz uma novidade: um grupo de cientistas consegue, graças a uma invenção, capturar e isolar o espírito de um garoto. A in tenção é estudar a energia gerada por um espectro. Como o menino fala um linguajar confuso, contrata-se um especialista em leitura labial. Mas a intenção por trás do projeto é mais tenebrosa.

O diretor consegue, na primeira metade, provocar arrepios com soluções simples, como a visualização de sutis fios de seda (o "silk" do título original), que indicam o esvair da vida. Mas o conjunto desanda. No último terço, o filme, em suas rocambolescas reviravoltas, cai no ridículo, em especial para percepções ocidentais. A lenta construção da trama se desmorona com tiros para todos os lados. Muitos saem pela culatra.
Capa

Teatro

Com direção de Ulysses Cruz, a peça "Os Dois Cavalheiros de Verona" é encenada no Sesc Pompéia

Criança

A superprodução infantil "Pinóquio- O Musical" estréia no Teatro Santa Cruz

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.