Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 22 A 28 DE FEVEREIRO DE 2008

 

fale com o guia @

CINEMA

Na Natureza Selvagem

Sean Penn faz manifesto neo-hippie poético

Sérgio Rizzo

O que teria levado Christopher McCandless -jovem de família abastada, recém-formado em boa universidade- a abandonar tudo e começar outra vida? Com o nome de Alex, ele perambulou durante cerca de dois anos como mochileiro pelos EUA até chegar à sua última parada, um ônibus abandonado em região inóspita do Alasca, onde morreu isolado, em 1992.

No livro-reportagem "Na Natureza Selvagem", publicado no Brasil pela Cia. das Letras, o jornalista Jon Krakauer oferece respostas a partir dos depoimentos da família, de amigos e pessoas que o conheceram durante a jornada. Essa negação radical da sociedade de consumo, acompa nhada de um fascínio pela vida na natureza, foi trabalhada pelo ator, roteirista e diretor Sean Penn como espécie de manifesto neo-hippie no filme homônimo, que disputa no próximo domingo o Oscar de ator coadjuvante (Hal Holbrook) e edição.

Em seu quarto longa-metragem na direção, Penn demonstra nutrir, a exemplo de Krakauer, simpatia pela figura de Chris (Emile Hirsch, de "Alpha Dog"). Poderia tratá-lo como um maluco, talvez da mesma estirpe do protagonista de "O Homem Urso" (05), de Werner Herzog, mas prefere reconstituir sua história com poesia e romantismo.
Capa

Shows

A cantora Mariana Aydar participa de projeto Terça por Elas, no Bourboun

Exposições

O Masp faz recorte da Coleção Itaú, com curadoria de Teixeira Coelho

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.