Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 26 DE JANEIRO A 1º DE FEVEREIRO DE 2007

 

fale com o guia @

CINEMA

Circuito alternativo

Mostra exibe marcos do cinema novo no CCBB

Sérgio Rizzo

Voltar ao cinema novo é sempre imperativo: nunca se esgota o debate em torno da tradição que o movimento estabeleceu, e sempre há novas gerações que ainda não o conhecem.

Por coincidência, a mostra Revisão do Cinema Novo, que começará na próxima quarta (dia 31), no CCBB, se estenderá até o dia 25/2, data da cerimônia de entrega do Oscar.

Uma coisa quis ser o avesso da outra, como os 37 títulos programados (entre curtas e longas-metragens) se encarregarão de mostrar: buscava-se, no início dos anos 60, um cinema plenamente identificado com a realidade do país.

A seleção inclui os curtas "Arraial do Cabo" (59), de Paulo César Saraceni e Mario Carneiro, sobre o impacto da industrialização em uma colônia de pescadores no litoral fluminense, e "Aruanda" (60), de Linduarte Noronha, sobre os remanescentes de um quilombo, na Serra do Tablado (PB).

Ambos são lembrados como os marcos iniciais do movimento, depois associado, com maior intensidade do que a qualquer outro nome, a Glauber Rocha, que terá exibidos, além de seus clássicos, os curtas "Maranhão 66", sobre a posse de José Sarney como governador, e "Amazonas, Amazonas", realizados em 1966.
Capa

Noite

Os DJs MKZ, Magrão e Paulão selecionam grooves dançantes na festa Black Jackie

Teatro

Em cinco movimentos, a atriz Denise Stocklos encena frustações em "Olhos Recém-Nascidos"

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.