Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 26 DE MAIO A 1 DE JUNHO DE 2006

 

fale com o guia @

CINEMA

A Criança

Drama social de fundo moral chega às telas

Ricardo Calil

Ao premiar os irmãos belgas Luc e Jean-Pierre Dardenne pelo filme "A Criança" (05) com sua segunda Palma de Ouro (a primeira foi com "Rosetta"), o Festival de Cannes sacramentou o reconhecimento a um dos projetos cinematográficos mais consistentes dos últimos anos.

A obra tem sólidas bases de linguagem (a câmera colada aos personagens, a ausência de trilha sonora) e conteúdo (a preferência por histórias sobre os excluídos da sociedade de consumo).

O filme segue de perto a trajetória dos namorados Sonia (Déborah François) e Bruno (Jérémie Renier), que vivem de subsídios do governo e de pequenos furtos. A vida do casal é abalada pelo nascimento de um filho.

O longa tem clara influência do neo-realismo italiano, do qual tira o desejo de contar sua história sem recorrer a artifícios, e do cinema do francês Robert Bresson ("Pickpocket"), de quem herda o rigor formal.

Mas os irmãos Dardenne usam essas referências para chegar a um conceito de cinema particular. Seus filmes podem ser definidos como dramas sociais de fundo moral (mas sem moralismos) e estética árida. É um cinema essencial. Em vários sentidos.
Capa

Teatro

Entram em cartaz "Dinheiro Grátis", de Michel Melamed, e "Ricardo III", dirigida por Jô Soares

Shows

Gal Costa apresenta seu novo disco no Citibank Hall

Cinema

Chega as telas o drama "A Criança", dos irmãos Dardenne

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.