Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 22 A 28 DE AGOSTO DE 2014

 

fale com o guia @

ESPECIAL

FILE 2014

Digital, avante!

Rafael Gregorio

Festival Internacional de Linguagem Eletrônica faz 15 anos com programação recheada; confira os destaques pinçados pelo "Guia"

A partir de terça-feira (26), a 15ã edição do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File) ocupa quatro espaços no Centro Cultural Fiesp Ruth Cardoso com programação gratuita baseada em obras de arte em plataformas digitais.

São 28 instalações de 12 países, além de performances, vídeos e obras cinéticas. Nos trabalhos, predominam a busca por interatividade e a aplicação de sinestesias, ou seja, de mesclas de sentidos, tal qual visão e tato (como em "Touchy", do chinês Eric Siu Ðleia ao lado).

O evento prevê ainda performances interativas nas calçadas das estações Consolação, Trianon-Masp e Brigadeiro do metrô entre terça (26) e domingo (31), além do File Anima, que agrega animações, games e peças de videoarte, e do File Led Show, cujo apogeu é o vulcão em erupção na fachada do prédio da Fiesp.

A seguir, confira algumas atrações da agenda selecionadas pelo "Guia".

Av. Paulista, 1.313, galeria de arte do Sesi, espaço Fiesp, espaço mezanino e fachada, Bela Vista, região central, tel. 3146-7406. Seg. a dom.: 10h às 20h. Abertura 26/8. Até 5/10. Livre. GRÁTIS a d

The Mamori Expedition
A instalação de madeira da belga Els Viaene replica o caminho que ela seguiu em expedição na floresta Amazônica em 2009. Na ocasião, Els gravou sons e registrou direções que agora replica na obra. Veja em vimeo.com/68771239.

Murmur
O trabalho dos franceses Chevalvert, 2Roqs e Polygraphik & Splank transforma sons em luz. Uma fita de Led presa a uma parede simula o movimento de ondas sonoras e cria imagens. Veja em vimeo.com/67242728.

Touchy
A performance de Eric Siu, de Hong Kong, baseia-se em uma vestimenta digital que faz de seu usuário uma câmera operante. A interação com o público permite restaurar a visão do indivíduo ou tirar uma foto do observador. Veja em youtu.be/78IogjeRvzs.

File Led Show
Exibido pela segunda vez no vultoso painel de LED instalado na fachada do prédio, o trabalho interativo do holandês-brasileiro Rafaël Rozendaal utiliza a internet como combustível para as erupções de um vulcão digital multicolorido. Veja em www.hotdoom.com.

Capa

guloseimas

Multiespaço destaca diferentes extrações de café

arte digital

Festival Internacional de Linguagem Eletrônica ocupa prédio da Fiesp

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.