Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 11 A 17 DE SETEMBRO DE 2009

 

fale com o guia @

TEATRO

Funâmbulo

Lorenzon voa alto em solo inédito de Jean Genet

Marcos Dávila

O encontro em Paris entre o ator brasileiro João Paulo Lorenzon e um seleto grupo de amigos, formado por um artista plástico, uma poetiza oriental e um artista de circo, seria um bom mote para uma peça de teatro. Ressaltando, claro, que esse trio é detentor da obra de Jean Genet.

O objetivo da reunião era a liberação dos direitos autorais de "Funâmbulo", que foi lograda após um ano de "batalha". "Foi um teste de fogo. No final, vi que eles tinham uma preocupação ideológica e pouco comercial sobre o texto", diz Lorenzon.

Inédita no Brasil, a peça que estreia hoje (dia 11), no Sesc Avenida Paulista, foi dedicada ao acrobata de circo Ab- dallah, amante do escritor francês. Trata-se de um poema sobre a arte de se equili brar no fio (e na vida), marcado por uma história trágica.

Durante os ensaios de um solo, que deveria estar à altura do poema, Abdallah sofreu um acidente e não pôde mais andar no fio. Abandonado por Genet, ele se matou.

Para realizar o monólogo, com direção de Joaquim Goulart e cenografia de Daniela Thomas, Lorenzon teve de praticar o equilibrismo -uma das muitas exigências dos detentores dos direitos da obra era que o ator soubesse andar no fio. E, como se trata de Genet, podemos acrescentar: no fio da navalha.

Unidade Provisória Sesc Avenida Paulista - espaço 10º andar - av. Paulista, 119, Bela Vista, região central, tel. 3179-3700. 80 lugares. Sex. a dom.: 20h30. Até 1º/11. 50 min. Não recomendado para menores de 16 anos. Ingr.: R$ 5 a R$ 20. a d n

Capa

Teatro

Isabelle Huppert e Sandra Corveloni ocupam os palcos nesta semana

Shows

Lilly Allen, Brad Mehldau e Sebastien Tellier estão entre as atrações internacionais

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.