Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 18 A 24 DE ABRIL DE 2014

 

fale com o guia @

TEATRO

7º FESTIVAL IBERO-AMERICANO DE TEATRO

Palcos vizinhos

Rafael Balago

Festival reúne peças de países que falam português e espanhol

Azul Resplendor
Texto: Eduardo Adrianzén. Direção: Renato Borghi e Elcio Nogueira Seixas. Com: Eva Wilma, Pedro Paulo Rangel, Dalton Vigh e outros. 90 min. Não recomendado para menores de 12 anos,
Blanca Estela (interpretada por Eva Wilma) é uma atriz de teatro que não sobe ao palco há mais de 30 anos. Um dia, ela recebe a visita de seu mais devotado fã, um ator inexpressivo, que lhe propõe que volte à cena.
Ter.(22): 21h.

Como Arena Entre las Manos
Texto: Pablo Mascareño. Direção e interpretação: Herminia Jensezian. Com: Ana María Cores. 70 min. Não recomendado para menores de 12 anos
A produção argentina aborda três momentos históricos: a Belle Époque, no final do século 19, a segunda metade do século 20 e o presente, por meio das memórias da protagonista Hermínia.
Qua. (23): 19h.

Polvos Poéticos
Criação e direção: Thereza Piffer. Com: Grupo Sensus. 60 min. Livre.
Nesta intervenção, atores usam capacetes e seis condutores de plástico. Os artistas irão declamar poesias e as pessoas que se conectarem a esses capacetes poderão ouvir os versos.
Qua. (23) e qui. (24): 20h. sex. e sáb.: 20h.

O Fiscal Federal
Texto e direção: Márcio Souza. Com: Robson Ney Costa, Carla Menezes, Daniely Peinado, Emerson Nascimento e Dimas Mendonça. 70 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
A comédia, criada pelo Teatro Experimental do Sesc do Amazonas, é inspirada no texto "O Inspetor Geral", de Nicolai Gogol. Em uma pequena cidade, a chegada de um fiscal do Tribunal de Contas complicará a administração local, acostumada a desviar da legalidade.
Qua. (23): 21h.

Y si Te Canto Canciones de Amor
Texto: Dino Armas. Direção: Yovinca Arredondo Justiniano. Com: Diego Paesano e Janaina Prates. 90 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
A produção boliviana mostra um casal de amigos que mora junto e, diante dos problemas da vida, se preparam para cometer suicídio ao mesmo tempo, mas em ritmo de festa.
Qui. (24): 19h.

Genet - o Poeta Ladrão
Texto: Zen Salles. Direção: Sergio Ferrara. Com: Ricardo Gelli, Fransérgio Araújo, Nicolas Trevijano e outros. 80 min. Não recomendado para menores de 18 anos,
A peça conta detalhes da vida do controverso escritor, poeta e dramaturgo francês Jean Genet (1910-1986), que foi abandonado pela mãe, preso várias vezes (produziu boa parte de suas obras na prisão) e morreu por conta de um câncer na garganta. No espetáculo, em uma espécie de delírio, Genet --que tinha Cocteau e Sartre como admiradores-- cria um mundo imaginário de desejos e prazeres.
Qui. (24): 21h.

Decameron
Adaptação, direção e narração: Cándido Pazó. 80 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Adaptação espanhola para a obra de Boccaccio, mostra um grupo de jovens que se reúne em uma casa de campo para fugir de uma peste durante a Idade Média. Eles são filhos das famílias ricas de Florença e contam histórias para passar o tempo.
Sex. (25): 19h.

Cabeça de Papelão
Texto: Ana Roxo. Direção: Kleber Montanheiro. Com: Adriano Merlini, Luiza Torres, Pedro Bacellar e outros. 70 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Inspirada na obra do cronista João do Rio, a peça mostra um homem que descobre ser possível se adequar ao mundo ao se camuflar de cidadão padrão e sociável, trocando sua cabeça por uma de papelão.
Sex. (25): 21h.

Dentro é Lugar Longe
Texto: Rudinei Borges. Direção: Anderson Maurício. Com: Alessandra Della Santa, Junior Docini, Maria Alencar e outros. 90 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
A criação da Trupe Sinhá Zózima é encenada em um terminal de ônibus e trata de memórias, nascimento e morte.
Sáb. (26): 17h.

Relampião
Texto: Solange Dias. Direção: Alexandre Kavanji. Com: Aysha Nascimento, Antonia Mattos, Dudu Oliveira e outros. 60 min. Livre.
As brasileiras Cia. do Miolo e a Cia. Paulicéa de Teatro, que trabalham com teatro de rua, juntam-se para revisitar as histórias de Lampião e aproximá-las do cotidiano atual.
Sáb. (26): 17h30.

Emiliano
Criação, direção e interpretação: Fabio Chamorro. 60 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Nesta produção do Paraguai, um soldado que luta em uma guerra se apaixona por uma mulher e relembra fatos de toda a sua vida. Baseado em textos de Emiliano Fernandez.
Sáb. (26): 19h.

Borandá
Texto: Luís Alberto de Abreu. Direção: Ednaldo Freire. Com: Mirthes Nogueira, Aiman Hammoud, Carlos Mira e Fábio Takeo. 100 min., Não recomendado para menores de 12 anos.
Por meio de três histórias, o espetáculo da Cia. Fraternal Malas Artes aborda as situações que os migrantes enfrentam ao deixar sua terra e se integrar ao meio urbano.
Sáb. (26): 21h.

Marias da Luz
Texto: Daniela Schitini e Nereu Afonso da Silva. Direção: André Carreira. Com: Eliana Bolanho, Juliana Gontijo, Daniela Schitini e Vera Abbud. 60 min. Livre.
A Cia. As Graças conta a história de quatro mulheres. Marivânia procura pela filha, que desapareceu no Parque da Luz, Mariana quer encontrar o noivo que a abandonou grávida, Maria Pequena é uma prostituta que trabalha no parque, e Marileide é uma enigmática fotógrafa.
Dom. (27): 17h.

A Vivir
Texto, direção e interpretação: Odin Dupeyron. 80 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
O monólogo do ator mexicano Odin Dupeyron reflete sobre várias dificuldades da vida, como a necessidade de ser aceito pelos outros e de perdoar erros, em cenas que alternam humor e drama.
Dom. (27): 18h.

Aos Nossos Filhos
Texto: Laura Castro. Direção: João das Neves. Com: Maria de Medeiros e Laura Castro. 90 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
O espetáculo retrata o confronto entre duas gerações. Durante uma noite, a filha de Vera --uma mulher que já passou por três casamentos e enfrentou a ditadura brasileira-- conta à mãe que terá um bebê com a sua companheira.
Dom. (27): 20h.

Capa

páscoa

Menus especiais para o domingo e dicas para curtir a segunda (dia 21)

teatro

Memorial da América Latina terá festival com peças de sete países

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.