O ROTEIRO MAIS COMPLETO DE SÃO PAULO |
DE 30 DE NOVEMBRO A 06 DE DEZEMBRO DE 2007 |
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TEATRO
Grupos paulistas obtêm a casa própriaMaria Eugênia de Menezes Após sete anos de trajetória, o grupo Os Fofos Encenam inaugurou, no último dia 16, sua sede própria. O novo espaço, que foi reformado pelos próprios atores, é apenas uma das 20 sedes de companhias criadas com o apoio do Programa de Fomento ao Teatro nos últimos cinco anos. Veja a seguir um roteiro dos novos espaços, como o Espaço Parlapatões e a sede da Cia. do Latão, ambos abertos em 2007, e também de pontos já tradicionais, que costumam ser uma extensão da linguagem dos grupos, como Os Satyros.ProgramaçãoOS FOFOS ENCENAMA nova sede deve ser usada não apenas para apresentações, mas também como local para pesquisa e guarda do acervo de figurinos e cenários do grupo. QUEM: Originário da Unicamp, atua profissionalmente desde 2000, e é capitaneado pelos diretores Newton Moreno e Fernando Neves. CARACTERÍSTICAS: Com direções alternadas por Moreno e Neves, trabalha com duas linhas de pesquisa: debruça-se sobre o circo-teatro, que teve grande importância no país até a década de 1920, e também investiga a tradição popular nacional, recuperando a figura do contador de histórias. PRINCIPAIS MONTAGENS: "Deus Sabia de Tudo e Não Fez Nada" (2001), "A Mulher do Trem" (2003), "Assombrações do Recife Velho" (2005) e "Ferro em Brasa" (2006). EM CARTAZ: "Assombrações do Recife Velho" Espaço dos Fofos (r. Adoniran Barbosa, 151, Bela Vista, região central, tel. 3101-6640). 50 lugares. COMPANHIA DO LATÃO O grupo, que está comemorando dez anos, ganhou sede própria em julho deste ano. O Estúdio do Latão, na Vila Madalena, foi criado com apoio do programa de Fomento ao Teatro. QUEM: Dirigida por Sérgio de Carvalho, a companhia estreou com "Ensaio para Danton" e já produziu 11 montagens. CARACTERÍSTICAS: Criados a partir de processos coletivos, os espetáculos são norteados por princípios do teatro épico e brechtiano e costumam fazer contundentes críticas à sociedade capitalista. PRINCIPAIS MONTAGENS: "Ensaio sobre o Latão" (1997), "O Nome do Sujeito" (1998), "A Comédia do Trabalho"(2000) e "O Círculo de Giz Caucasiano" (2006). Estúdio do Latão (r. Harmonia, 931, Vila Madalena, tel. 3814-1905). 60 lugares. CIA. ANTROPOFÁGICA (ABAPORU) Com a reestréia de "Os Náufragos da Rua Constança: Homo Capitas No Sapiens", a companhia inaugurou no último dia 17, sua sede própria. QUEM: Fundado em 2002, propõe a incorporação da antropofagia como princípio do processo artístico. CARACTERÍSTICAS: Explora o universo dramático numa perspectiva antropofágica a partir de textos de Oswald de Andrade e Mário de Andrade e músicas de Heitor Villa-Lobos. PRINCIPAIS MONTAGENS: "Macunaíma no País do Rei da Vela" (2002), "A Tragédia de João e Maria: Teatro da Deformação" (2003). EM CARTAZ: "Os Náufragos da Rua Constança: Homo Capitas No Sapiens", veja roteiro na pág. 44. Espaço Pyndorama (r. Turiassu, 481, Perdizes, região oeste, tel. 9190-6122). CIA. DO FEIJÃO A poucos passos do Teatro de Arena Eugênio Kusnet e bem próximo à movimentada praça Roosevelt, a companhia do Feijão inaugurou sua sede em 2006, com apoio do Programa de Fomento ao Teatro. QUEM: Dirigido pela dupla Pedro Pires e Zernesto Pessoa, o premiado grupo estreou em 1998 com a peça "O Julgamento do Filhote do Elefante". CARACTERÍSTICAS: Com uma dramaturgia centrada nos recursos do ator-narrador, a companhia trabalha com pesquisa histórica e recupera personagens e experiências de importantes autores da literatura brasileira, como Mário de Andrade. PRINCIPAIS MONTAGENS: "Ó da Viagem" (1999), "Mire e Veja" (2003), "Nonada" (2006). EM CARTAZ: "Pálido Colosso", veja roteiro na pág. 44. Teatro da Cia. do Feijão (r. Teodoro Baima, 68, República, região central, tel. 3259-9086). 45 lugares. OS SATYROS A instalação do Espaço Satyros alterou a rotina da praça Roosevelt. Desde a inauguração da sede em 2000, outros cinco palcos, entre eles o Espaço Paralapatões e o recém-inaugurado Teatro da Ópera Buffa, surgiram na vizinhança, transformando a região no maior pólo teatral da cidade. Atualmente o grupo administra outros três espaços: o Satyros 2, o Teatro da Vila e o Satyros Jardim Pantanal QUEM: Criado em 1989 por Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, o grupo paulista provocou polêmica desde sua estréia, com a peça "Sades ou Noites com os Professores Imorais". CARACTERÍSTICAS: O grupo, que durante anos esteve dividido entre o Brasil e a Europa, desenvolveu uma linha própria de trabalho à qual deu o nome de teatro veloz -técnicas de interpretação que resgatam um tempo ritualista. PRINCIPAIS MONTAGENS: "Saló, Salomé" (1991), "Sappho de Lesbos" (1995), "De Profundis" (1993), "A Filosofia na Alcova" (2003) e "A vida na Praça Roosevelt"(2005). EM CARTAZ: "Divinas Palavras", veja roteiro na pág. 40 Espaço dos Satyros 1 (pça. Franklin Roosevelt, 214, República, região central, tel. 3258-6345). 70 lugares. OS PARLAPATÕES Um dos mais representativos grupos da cidade, os Parlapatões abriram sua nova sede na praça Roosevelt, no final de 2006, com apoio do Fomento ao Teatro. O espaço, que funciona em moldes parecidos aos do vizinho Satyros, recebe produções de outras companhias e tem um bar na frente da sala de espetáculos que acaba atraindo os freqüentadores da praça. QUEM: O grupo paulistano surgiu em 1991, a partir do encontro entre Hugo Possolo e Alexandre Roit. CARACTERÍSTICAS: O circo é a principal referência da trupe, que emprega técnicas de clowns e da farsa na criação de seus espetáculos. As montagens de teatro de rua também caracterizam o seu trabalho. PRINCIPAIS MONTAGENS: "Parlapatões, Patifes e Paspalhões" (1992), "ppp@WllmShkspr.br" (1998), "Um Chopes, Dois Pastel e Uma Porção de Bobagem" (2000) "Pantagruel" (2001). EM CARTAZ: "Festival de Um Minuto" Espaço Parlapatões (pça. Franklin Roosevelt, 158, República, região central, tel. 3258-4449). 96 lugares. VENTOFORTE Instalada na década de 80, a sede do grupo é uma das mais tradicionais da cidade e reflete, em seus galpões, o espírito comunitário e os recursos artesanais que marcam o trabalho do grupo. QUEM: O grupo foi criado em 1974 pelo diretor argentino Ilo Kruli, no Rio de Janeiro e transferiu-se para São Paulo nos anos 80. CARACTERÍSTICAS: Explorando o universo dos mitos e das histórias populares latino-americanas, tornou cada vez mais tênues as fronteiras entre teatro adulto e infantil. PRINCIPAIS MONTAGENS: As Pequenas Histórias de Lorca (1976), História de um Barquinho (1981), História de Fuga, Paixão e Fogo (1983), Labirinto de Januário (1985). Teatro Ventoforte (r. Brig. Haroldo Veloso, 150, Itaim Bibi, região oeste, tel. 3078-1072). 60 lugares. |
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