Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/11/2011 - 20h17

Na Fliporto, Edson Nery lembra Freyre sedutor

Publicidade

FABIO VICTOR
ENVIADO ESPECIAL A OLINDA

No painel batizado "Gilberto Freyre, um grande sedutor", no início da noite deste sábado (12) na Fliporto (Festa Literária Internacional de Pernambuco), em Olinda, o "gilbertólogo" Edson Nery da Fonseca, que foi secretário e amigo do sociólogo, contou histórias saborosas dessa convivência.

Entrevistado pelo jornalista Humberto Werneck, o professor emérito de biblioteconomia da UnB abusou da memória, prodigiosa para quem fará 90 anos em dezembro.

Lembrou da importância que Freyre dava ao licor de pitanga servido ao convidados na sua casa em Apipucos, no Recife; do episódio em que o amigo foi condecorado Cavaleiro do Império

Britânico pela rainha da Inglaterra e chegou à cerimônia abraçado com Churchill; da rusga com o cineasta Joaquim Pedro de Andrade por causa do filme que este fez sobre ele e Manuel Bandeira, "O Mestre de Apipucos e o Poeta do Castelo" --que, na visão do sociólogo, mostrava equivocadamente Bandeira como um franciscano e Freyre como um aristocrata que tomava chá em bandeja de prata. O filme mais tarde seria desmembrado em dois.

A rusga, segundo Nery, faria Rodrigo Melo Franco de Andrade, pai de Joaquim Pedro e amigo de longa data de Freyre, romper com o sociólogo.

A saude debilitada --falou sentado numa cadeira de rodas, ofegava, tossia e recebia ajuda para tomar água-- não impediu Nery de declamar com fervor (os olhos fechados) alguns poemas durante a apresentação, como "Bahia de Todos os Santos e de Quase Todos os Pecados", do próprio Freyre (que já lera na Flip de 2010, em Paraty, e novamente arrancou aplausos da plateia), e "Evocação do Recife", de Manuel Bandeira.

O professor recordeu que este poema de Bandeira foi escrito a pedido de Freyre e incluído originalmente no "Livro do Nordeste", publicação comemorativa do centenário do "Diário de Pernambuco".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página