Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/01/2012 - 11h10

Escritor Bartolomeu Campos de Queirós morre aos 67 anos

Publicidade

DE SÃO PAULO

Atualizado às 21h06.

O escritor mineiro Bartolomeu Campos de Queirós morreu na madrugada desta segunda-feira em Belo Horizonte. Autor de mais de 40 livros, ele morreu em decorrência de insuficiência renal, informa a agência EFE.

Queirós tinha 67 anos, não era casado e não deixa filhos. Ele sofria de problemas nos rins e fazia hemodiálise regularmente. Ele estava internado no Hospital Felício Rocho

Seu corpo será velado esta tarde na Academia Mineira de Letras, da qual Queirós era membro.

Rafael Munduruca/Divulgação
Bartolomeu Campos de Queirós
Escritor Bartolomeu Campos de Queirós morreu nesta segunda-feira em Belo Horizonte

Nascido no município de Pará de Minas (MG), mestre e crítico de arte, trabalhou em diversos projetos de incentivo à leitura patrocinados pela Biblioteca Nacional e pelo Governo de Minas Gerais.

O autor estreou na literatura em 1974 com "O Peixe e o Pássaro" e se dedicou principalmente à literatura infantojuvenil. Seu trabalho mais recente é o autobiográfico "Vermelho Amargo", lançado em 2011.

Segundo a assessoria da editora Cosac Naify, ele deixa um trabalho inédito ainda sem título e sem previsão de publicação.

O autor recebeu inúmeros prêmios, entre eles o Jabuti, maior condecoração literária do país, e o prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil de 2008. Bartolomeu foi, além disso, finalista em 2010 do prestigioso prêmio internacional Hans Christian Andersen de Literatura Infantil.

O prêmio Ibero-americano SM reconheceu "a transcendência de sua obra que se manifesta na profundidade dos temas abordados, o respeito pelo leitor, os desafios que teve de enfrentar, seu compromisso com a arte literária sem concessões e o caráter poético e filosófico de sua obra".

Com Efe

 
Envie sua notícia

Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Livraria da Folha

Feliz Ano Velho

Feliz Ano Velho

Marcelo Rubens Paiva

Comprar
Vidas Secas

Vidas Secas

Graciliano Ramos

Comprar
Manual do Império

Manual do Império

Daniel Wallace

Comprar

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página