Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/01/2012 - 11h10

Escritor Bartolomeu Campos de Queirós morre aos 67 anos

Publicidade

DE SÃO PAULO

Atualizado às 21h06.

O escritor mineiro Bartolomeu Campos de Queirós morreu na madrugada desta segunda-feira em Belo Horizonte. Autor de mais de 40 livros, ele morreu em decorrência de insuficiência renal, informa a agência EFE.

Queirós tinha 67 anos, não era casado e não deixa filhos. Ele sofria de problemas nos rins e fazia hemodiálise regularmente. Ele estava internado no Hospital Felício Rocho

Seu corpo será velado esta tarde na Academia Mineira de Letras, da qual Queirós era membro.

Rafael Munduruca/Divulgação
Bartolomeu Campos de Queirós
Escritor Bartolomeu Campos de Queirós morreu nesta segunda-feira em Belo Horizonte

Nascido no município de Pará de Minas (MG), mestre e crítico de arte, trabalhou em diversos projetos de incentivo à leitura patrocinados pela Biblioteca Nacional e pelo Governo de Minas Gerais.

O autor estreou na literatura em 1974 com "O Peixe e o Pássaro" e se dedicou principalmente à literatura infantojuvenil. Seu trabalho mais recente é o autobiográfico "Vermelho Amargo", lançado em 2011.

Segundo a assessoria da editora Cosac Naify, ele deixa um trabalho inédito ainda sem título e sem previsão de publicação.

O autor recebeu inúmeros prêmios, entre eles o Jabuti, maior condecoração literária do país, e o prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil de 2008. Bartolomeu foi, além disso, finalista em 2010 do prestigioso prêmio internacional Hans Christian Andersen de Literatura Infantil.

O prêmio Ibero-americano SM reconheceu "a transcendência de sua obra que se manifesta na profundidade dos temas abordados, o respeito pelo leitor, os desafios que teve de enfrentar, seu compromisso com a arte literária sem concessões e o caráter poético e filosófico de sua obra".

Com Efe

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página