Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/01/2012 - 07h08

Exposição de arte romana foi criada especialmente para o Brasil

Publicidade

MARCO RODRIGO ALMEIDA
DE SÃO PAULO

A exposição de arte romana que começa hoje no Masp, depois de passar por Minas Gerais no final do ano passado, foi criada especialmente para museus brasileiros.

Veja galeria de fotos da mostra

A escolha do Brasil para receber as obras, muitas das quais nunca haviam saído da Itália, deve-se em grande parte ao curador Guido Clemente, que viveu em São Paulo entre 2001 e 2005, período em que foi diretor do Istituto Italiano di Cultura.

"Nossa decisão foi motivada por ser o Brasil um país que, mais que a Itália, sente-se latino, onde esta herança é muito forte. Um país onde a latinidade é um antídoto contra a americanização."

"Roma - A Vida e os Imperadores" reúne 370 objetos que cobrem o período entre o século 1º a. C. e o 2º d.C.

"As obras foram selecionadas para ilustrar vários aspectos do Império Romano, nos séculos de seu maior desenvolvimento. Assim, vamos mostrar a guerra, a religião, a construção da cidade, os jogos de gladiadores e do teatro, a representação do poder imperial", explica o curador.

Entre os destaques, ele cita o retrato da face do imperador Júlio César e as estátuas de Júpiter e da deusa egípcia Ísis (veja abaixo).

"Os romanos misturavam a experiência que tinham com as novidades que chegavam dos povos conquistados. O Brasil é um país que também conseguiu formar um povo de diferentes etnias, onde os conflitos étnicos são menores que em qualquer outro país moderno", diz.

Teixeira Coelho, curador do Masp, avalia que a mostra cumpre a vocação do museu de explorar vários campos da arte. "A produção deles impressiona pelo requinte técnico. A estátua de Vênus, por exemplo, poderia ter sido feita no final do século 19."

editoria de Arte/Folhapress
Exposição "Roma - A vida dos imperadores"

ROMA - A VIDA E OS IMPERADORES
QUANDO de ter. a dom., das 11h às 18h; às qui., das 11h às 20h; até 1º de abril
ONDE Masp (av. Paulista, 1.578; tel. 3251-5644)
QUANTO R$ 15
CLASSIFICAÇÃO livre

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página