Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/02/2012 - 10h20

'O Artista' e 'O Abrigo' lideram o 'Oscar dos independentes'

Publicidade

DE SÃO PAULO

Enquanto o Oscar estende seu tapete amanhã diante de um teatro opulento em Los Angeles, o Independent Spirit Awards acontece hoje em uma tenda montada em uma praia em Santa Monica.

O "Oscar dos independentes" será apresentado pelo ator Seth Rogen ("Ligeiramente Grávidos") e premia os filmes de "baixo orçamento" para a indústria do cinema.

Disputando dez categorias no Oscar, "O Artista", de Michel Hazanavicius, lidera entre os indies, com cinco indicações, mesmo número de "O Abrigo", de Jeff Nichols, que foi totalmente esnobado pela Academia de Hollywood.

Outros concorrentes a melhor filme são "50/50", de Jonathan Levine (sem previsão no Brasil), "Toda Forma de Amor" (lançado direto em DVD aqui), de Mike Mills, "Drive" (estreia no dia 2/3), de Nicolas Winding Refn, e "Os Descendentes" (em cartaz), de Alexander Payne.

Dessa lista, apenas Jonathan Levine não está na disputa de melhor direção.

"Margin Call - O Dia Antes do Fim", de J.C. Chandor, vai receber o Prêmio Robert Altman, concedido para o diretor, o conjunto dos atores e o diretor de elenco.

O filme, que faz um retrato fiel da crise que se abateu em Wall Street, também está indicado a melhor primeiro longa e estreia em roteiro.

Entre os atores, estão os oscarizáveis Demián Bichir ("A Better Life") e Jean Dujardin ("O Artista"), além de Ryan Gosling ("Drive"), Michael Shannon ("O Abrigo") e Woody Harrelson ("Rampart").

A LOIRA

Na categoria feminina, Michelle Williams ("Sete Dias com Marilyn") é a única que também disputa o Oscar.

Lauren Ambrose ("Think of Me"), Rachael Harris ("Natural Selection"), Adepero Oduye ("Pariah") e Elizabeth Olsen ("Martha Marcy May Marlene") completam a lista.

O iraniano "A Separação", de Asghar Farhadi, é o favorito para levar o prêmio de melhor filme estrangeiro.

Mas correm por fora "Melancolia", do polêmico dinamarquês Lars von Trier, "Shame", do inglês Steve McQueen, "O Garoto da Bicicleta", dos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne, e "Tyrannosaur", do inglês Paddy Considine.

O Spirit é concedido por uma instituição sem fins lucrativos desde 1984.

No ano passado, enquanto "O Discurso do Rei", de Tom Hopper, ganhava o Oscar, o Spirit premiava "Cisne Negro", de Darren Aronofsky.

Se "O Artista" ganhar em Malibu e em Los Angeles, os independentes vão ter chegado mais perto do cinemão.

Laurence Cendrowicz - 16.nov.11/Reuters
Atriz Michelle Williams em "Sete Dias com Marilyn"
Atriz Michelle Williams em "Sete Dias com Marilyn"
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página