Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/04/2012 - 06h56

Helmut Newton, ícone da moda, ganha mostra em Paris

Publicidade

LENEIDE DUARTE-PLON
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE PARIS

Helmut Newton morreu como viveu: cercado do luxo e das celebridades internacionais do "jet set".

O fotógrafo que revolucionou o mundo da moda no século 20 teve um ataque cardíaco aos 83 anos, em 2004, quando dirigia seu Cadillac saindo do Chateau Marmont, mítico hotel de Hollywood.

Até 17 de junho, Newton está de volta a Paris, na monumental retrospectiva do Grand Palais, na qual mais de 200 fotos de moda e retratos de personagens do mundo artístico e político mostram por que o fotógrafo alemão foi um grande artista.

Entre os retratados estão Margaret Thatcher, Catherine Deneuve, Yves Saint Laurent, Caroline de Mônaco e Elizabeth Taylor. Salvador Dalí aparece sentado, velho e doente, vestindo um robe de cetim, em sua última foto.

Foi em Paris que Newton conheceu a fama e onde trabalhou nas melhores revistas de moda, sobretudo na "Vogue", impondo uma visão nova e única do corpo feminino contemporâneo.

As manequins que ele mostra nuas ou em smokings são poderosas, sedutoras, dominadoras, muito distantes da mulherzinha feminina que habitava as revistas de moda.

Nas fotos de Newton, a revolução sexual passa pela liberdade do corpo exposto a todas as fantasias. Um das fotos da série "Les Nus et les Vêtus" (os nus e os vestidos), de 1981, que mostra manequins ora nuas em salto alto, ora repetindo a pose com roupas de alta-costura, atingiu US$ 241 mil dólares (cerca de R$ 440 mil) em leilão.

Helmut Newton fazia fotos de moda como quem encena uma história erótica de poder e luxo. "Uma boa foto de moda deve parecer tudo, menos uma foto de moda. Deve ser como um retrato, uma foto de suvenir, uma foto de paparazzi", definiu o artista.

"Durante a sessão de fotos, a modelo se torna uma criatura minha. Colocam diante de mim as mais belas mulheres, numa perfeição dos melhores cabeleireiros, maquiadores, o que lhes confere uma qualidade de obra de arte. Esses excessos me interessam. Bem que tentei o 'instante decisivo', mas fracassei. Rejeito a espontaneidade", disse.

Helmut Newton/Divulgação
Na foto de 1981, Helmut Newton aparece com a mulher, Alice Springs (dir.) e modelos
Na foto de 1981, Helmut Newton aparece com a mulher, Alice Springs (dir.) e modelos

PERSONALIDADES

Nos retratos, o fotógrafo sabia extrair uma verdade particular de cada pessoa. No jornal "Le Monde", Jean-Marie Le Pen, Catherine Deneuve e Isabelle Huppert contam como posaram para Newton.

Deneuve diz que posou em casa, com sua própria roupa. Ela tem um cigarro na boca e diz que se reconhece totalmente como era à época.

Le Pen parece muito à vontade com seus cães, numa atitude que vê como uma pose "viril". Newton conseguiu fazer o líder da extrema-direita francesa posar com seus dois dobermanns, numa foto vista por muitos como uma citação de um famoso retrato de Adolf Hitler com seu pastor alemão. Newton nunca confirmou essa hipótese.

Leni Riefenstahl, fotógrafa do Terceiro Reich, brincou com Newton: "É a velha nazista que se embeleza para o judeuzinho". Ele comentou: "Acho que ela ainda é apaixonada por Adolf".

Como para se vingar do nazismo, ele pediu para ser enterrado em sua Berlim natal.

Hoje, o corpo de Helmut Neustädter, mais conhecido como Helmut Newton, repousa perto do de Marlene Dietrich, que ele tanto admirava

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página