Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/05/2012 - 09h17

Museu de São Paulo cria "jukebox" para exibir trechos de filmes

Publicidade

MARCOS DÁVILA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Alex entra numa loja de discos, passa os dedos pelos LPs e flerta com duas coquetes. Entretidas com seus picolés coloridos, as moças se divertem ouvindo as cantadas sarcásticas do jovem.

A cena protagonizada por Malcom MacDowell em "Laranja Mecânica" (1971), de Stanley Kubrick, é um dos trechos de filme disponíveis para exibição na Caixa de Cinema a partir desta terça, no MIS, com entrada gratuita.

Divulgação
Cena do filme "Laranja Mecânica"(1971), clássico de Stanley Kubrick, com trecho disponível para exibição na Caixa de Cinema do MIS
Cena do filme "Laranja Mecânica"(1971), clássico de Stanley Kubrick, com trecho disponível para exibição no MIS

Disposta na entrada do museu, a pequena cabine tem decoração retrô e um "display" eletrônico que remete a uma "jukebox" dos anos 50.

Por meio de um sistema de "touchscreen", é possível consultar 60 cenas de filmes por títulos, diretores, atores, países e gêneros. Cada trecho dura de três a sete minutos.

Lá dentro, o público se acomoda em duas cadeiras. A cena selecionada é exibida em uma tela de plasma de 43 polegadas, em DVD.

Com concepção e direção de Alessandra Dorgan, 33, a Caixa de Cinema foi inspirada também nas antigas cabines de foto 3x4.

A curadoria foi realizada em parceria com o cineasta André Sturm, 44, diretor-executivo do MIS. Um dos critérios de seleção foi priorizar cenas que destacassem o trabalho dos atores, além de não revelar o final das histórias.

As opções do dispositivo vão de clássicos do cinema a produções mais recentes, e a ideia é agradar tanto o velho cinéfilo quanto o adolescente "pipoca".

"O objetivo é despertar a vontade do público de ver o filme inteiro", resume Sturm.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página