Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/05/2012 - 08h21

Palco Júlio Prestes reúne ícones africanos Tony Allen e Seun Kuti

Publicidade

RONALDO EVANGELISTA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quando Fela Kuti (1938-1997), famoso músico e ativista nigeriano, buscava para si, em fins dos anos 60, um som novo, potente, intenso, que fosse totalmente africano mas que incorporasse a pegada moderna transcontinental da soul music, um elemento fez toda a diferença: a bateria de Tony Allen.

Nascido do encontro das músicas e ideias de Kuti com o ritmo de Allen, o afrobeat será celebrado no palco principal da Virada Cultural, na praça Julio Prestes.

Os shows mostram o rico momento de artistas de diferentes países da África. A atração principal é Tony Allen.

Aos 72 anos, o nigeriano segue em alta de criatividade para além do afrobeat, trabalhando com artistas como Damon Albarn (Blur, Gorillaz) e Flea (Red Hot Chili Peppers).

Outro nome de destaque é Seun Kuti, filho mais novo de Fela, com 29 anos, que volta ao Brasil à frente da banda Egypt 80 --que acompanhava seu falecido pai-- depois de apresentação somente no Rio de Janeiro em 2010. Seu show acontece às 2h30.

O guitarrista de Gana Ebo Taylor coleciona hits com sua versão particular de um "beat" afro. Mais um exemplar dessa variedade musical, sobe ao palco às 20h30. Aos 76 anos, está lançando disco novo, "Appia Kwa Bridge".

As primeiras 12 horas do palco são totalmente dedicadas às sonoridades africanas.

Depois, o foco muda para a Jamaica, com artistas voltados ao reggae, como a banda neozelandesa Katchafire e o baiano Lazzo Matumbi, cantor do bloco Ilê Ayê.

Divulgação
O músico Tony Allen
O músico Tony Allen
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página