Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/06/2012 - 09h32

'Carrossel' leva SBT à vice-liderança com viagem no tempo

Publicidade

ELISANGELA ROXO
DE SÃO PAULO

Enquanto o público viaja no tempo com a nova versão de "Carrossel", o SBT revive uma era de ouro em que a novelinha mexicana abalou a audiência do "Jornal Nacional" da Globo, há 21 anos.

Agora, porém, o inimigo é outro: a Record, que nos últimos anos surrupiou a vice-liderança em audiência da emissora de Silvio Santos.

O tiro foi certo. A adaptação assinada por Iris Abravanel aumentou a audiência do horário nobre do canal em 96% só na primeira semana.

Com isso, o folhetim retoma a virada na audiência que se viu em maio de 1991 na faixa das 20h.

Divulgação
Elenco da novela "Carrossel"
Elenco da atual versão da novela "Carrossel"

"Há mal-estar no ar quando se pensa em 'Carrossel'. [...]A justificativa mais inteligente da Globo é que havia espaço para programação infantil no horário que foi preenchido", escreveu o jornalista Jorge Caldeira em análise publicada na Folha em 30 de junho de 1991.

Ele se refere à interpretação dada pela concorrente à época, quando perdia pontos tanto do "JN" quanto da novela das nove (que ia ao ar às 20h30): "O Dono do Mundo".

Aquela explicação para o bom desempenho da trama água com açúcar parece caber no fenômeno presente, em que o conteúdo infantil só faz encolher na TV aberta.

A Globo anunciou que deve restringir as atrações infantis às manhãs de sábado já no segundo semestre. O SBT, outra vez, preenche essa lacuna e atrai o público infantil que parece seguir disponível no horário.

O sucesso da versão brasileira da novela --que recuperou personagens como Cirilo, Maria Joaquina e professora Helena-- espantou o diretor da trama, Reynaldo Boury, que embarcou de gaiato em "Carrossel", após a demissão de Del Rangel do posto, no fim do ano passado.

"Nem a gente esperava tantos pontos de audiência", diz.

Quando Boury chegou, Rangel tinha selecionado e fechado contratos com quase todo o elenco da novela.

"Fomos ensinando às crianças como fazer televisão, já que cerca de 80% delas nunca tinha sequer entrado num estúdio", explica o diretor, justificando o atraso de quatro meses na estreia, prevista para janeiro de 2012.

Autora da adaptação, Iris espera não agradar apenas ao público infantil. "'Carrossel' será como um oásis para os adultos no meio de um dia conturbado", ela aposta.

Para o SBT, porém, que andou sem fôlego para brigar por público, a novela parece ser a terra encantada de audiência que o canal esperava.

NA TV
Carrossel
Versão brasileira da novela
QUANDO: de seg. a sex., às 20h30, no SBT
CLASSIFICAÇÃO: livre

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página