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13/06/2012 - 19h12

SPFW: "Brasileiro é casual e muito sexy", diz Costanza Pascolato

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IURI DE CASTRO TÔRRES
DE SÃO PAULO

Entra Fashion Week, sai Fashion Week, o cenário é o mesmo: fashionistas fazem fila para tirar fotos e bater papo com a empresária e consultora de moda Costanza Pascolato.

A Folha puxou a expert de lado nos corredores da Bienal, onde ocorre a 33ª edição da São Paulo Fashion Week, para um papo sobre identidade brasileira e moda em tempos de crise.

Segundo Costanza, é importante a moda brasileira caminhar no sentido de encontrar a verdadeira identidade brasileira. "Nossa estética brasileira está se criando agora, junto com a nossa história", explica.

A empresária não sabe exatamente o que é essa estética, mas arrisca alguns elementos que os estilistas devem investir: casual e sexy.

"Tem que se afastar um pouco do que étnico, pois o Brasil tem vocação de casual, da moda shopping, que é a mais largada possível. E muito sexy, pois toda a sociedade está fundamentada no princípio da sedução", afirma.

"O dia em que assumirmos, de um jeito bacana e brasileiro, a própria identidade, vamos começar a ter uma moda mais brasileira de verdade, que acompanha o life style."

Constanza também falou sobre a importância de se consumir moda mesmo em tempos de crise econômica. "Se tem menos dinheiro, vai escolher mais. Vai pensar em comprar uma jaqueta melhor, porque vai poder usar neste ano, no ano que vem e depois."

Ela só lamentou que os produtos acompanhem a crise, perdendo em qualidade. "Antigamente, os tecidos eram melhores, as costuras eram melhores. Hoje, só se encontra isso nas marcas top de linha, mas é impossível, porque um tailleur de alta costura custa o mesmo preço de um apartamento."

Alexandre Rezende - 19.jan.12/Folhapress
Constanza Pascolato na Sao Paulo Fashion Week
Constanza Pascolato na Sao Paulo Fashion Week
 

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