Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2012 - 20h51

Evento debate sobre a televisão ideal para o Brasil

Publicidade

ELISANGELA ROXO
DE SÃO PAULO

"Calainho, a gente se inspira [um ao outro]!", gritou a secretária do Audiovisual, Ana Paula Dourado Santana, da saída do auditório da Cinemateca em São Paulo na tarde desta quarta (13). Ela tinha pressa porque seu voo para o Rio, onde acompanha a abertura da Conferência Rio+20, sairia às 15h.

"Com certeza, Ana", responde Luiz Calainho, empresário e jurado do reality show de música "Ídolos" (Record), que acabara de fazer sua apresentação durante o primeiro seminário Sonhar TV.

Ele falou sobre um projeto de canal cujo o objetivo fosse ter uma programação "inspiradora", algo que soou próximo a atrações inspiradas em filosofia de autoajuda.

Antes, na mesa de abertura do evento, Santana contou que a ideia toda do projeto surgiu durante uma "brincadeira" entre ela e o curador do evento, Newton Cannito, enquanto despachavam em um gabinete em Brasília.

"Eu disse a ele que era meio brega [o nome] Sonhar TV, mas as coisas foram se adaptando e a ideia era essa mesmo."

Bem-humorada, Santana também recordou o que respondeu à ministra da Cultura, Ana de Hollanda, quando sua indicação rendeu críticas ao governo pelo fato de ela não ser uma profissional vinda do cinema ou da TV (é advogada e tem formação em relações internacionais).

"Fale para eles [os críticos] que eu faço parte da cadeia do audiovisual. Avisem que o público chegou ao poder", contou Santana sobre a conversa com a ministra.

A secretária também reafirmou que o debate em torno do seminário e do site será usado para o desenvolvimento de políticas públicas para o audiovisual. "Isso é uma construção conjunta do governo com a iniciativa privada", disse.

O evento é a última etapa da primeira parte do projeto financiado pela Secretaria do Audiovisual. Para começar o debate sobre a TV ideal para o Brasil, o Grupo Ink, responsável pela produção, fez entrevistas com nomes da TV brasileira --como Fernando Meirelles, Del Rangel, Danilo Gentili e Tadeu Jungle-- e disponibilizou os vídeos pelo site sonhar.tv, que transmite o seminário ao vivo pela internet e vai disponibilizar na íntegra a apresentação. Uma segunda etapa do projeto está atualmente em negociação.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página