Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/07/2012 - 09h35

Jerusalém e Tel Aviv tentam seduzir Woody Allen a filmar em Israel

Publicidade

DA EFE

O presidente de Israel e as Prefeituras de Jerusalém e Tel Aviv vêm tentando convencer Woody Allen a rodar seu próximo filme no país, após o sucesso dos últimos longas do diretor americano tendo cidades europeias como cenário.

O presidente do Estado, Shimon Peres, fez essa proposta ao diretor judeu em uma reunião que os dois mantiveram recentemente em Nova York, informa nesta terça-feira o diário "Ha'aretz".

Além disso, o prefeito de Jerusalém, Nir Barkat, convidou Allen a filmar em Jerusalém, e funcionários da Prefeitura de Tel Aviv sugeriram um projeto na Cidade Branca, que junta cerca de quatro mil edifícios no estilo Bauhaus, obra de arquitetos judeus alemães emigrados na década de 1930.

Segundo o periódico, Barkat se encontrou recentemente com Allen e a atriz Diane Keaton, outrora musa do diretor, em um restaurante em Nova York.

Alessandro Bianchi/Reuters
Woody Allen durante gravações de seu filme em Roma
Woody Allen durante gravações de seu filme em Roma

Em resposta ao convite, Allen teria prometido que "estudaria seriamente a proposta", segundo indicou uma fonte da Prefeitura, que apontou que Barkat deve reunir-se novamente com o cineasta em sua próxima visita aos Estados Unidos.

Tel Aviv fez uma oferta similar a Allen, que ainda não deu sua resposta.

"A Prefeitura de Tel Aviv está liderando um projeto para posicionar a cidade na esfera internacional", declarou ao "Ha'aretz" o prefeito Ron Huldai.

"Obviamente, um filme em Tel Aviv seria um instrumento para promover a cidade no exterior, e temos constantes e estreitos contatos com destacadas figuras em Hollywood, com o Governo e o mundo do cinema, e esperamos que isto se materialize", acrescentou.

Há duas semanas, o "The Jewish Journal of Los Angeles" lançou na internet uma campanha para arrecadar fundos que permitam a Allen filmar em Israel, depois de o cineasta ter declarado que gravou seus últimos longas em Barcelona, Londres, Paris e Roma após receber ofertas de financiamento de funcionários dessas cidades.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página