Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/07/2012 - 20h46

Festival carioca Back2Black, que terá Jill Scott, adia datas para novembro

Publicidade

DE SÃO PAULO

O festival Back2Black, que deveria ocorrer de 24 a 26 de agosto, na Estação Leopoldina, no Rio, anunciou nesta quinta que o evento ocorrerá dias 23 e 25 de novembro, durante a semana da Consciência Negra, no mesmo local. O motivo para a mudança de datas não foi divulgado.

Jill Scott e Criolo são atrações do Back2Black
Festival termina com consagração de Gilberto Gil
Encontro entre Criolo e Mulatu Astatke é ponto alto de 2º dia
Luiz Melodia e Linton Kwesi destacam-se na estreia

A cantora norte-americana Jill Scott está entre as atrações confirmadas na quarta edição do evento, que terá ainda a cantora Fatoumata Diawara e a dupla Amadou e Mariam, ambos do Mali, a intérprete guineense Concha Buika, o rapper somali K´Naan, o jazzista sul-africano Hugh Masekela e congolês Jupiter Okwess International, além dos brasileiros Flavio Renegado e Criolo --que faz show com a participação do vibrafonista etíope Mulatu Astatke.

Criolo e Mulatu Astatke retomam a parceria que estreou em 30 de junho, em Londres, durante a primeira edição internacional do festival brasileiro. A festa ocupou um antigo mercado de peixes, nas margens do rio Tâmisa, onde promoveu performances de Gilberto Gil, Jorge Ben Jor e Luiz Melodia, entre outros artistas nacionais, africanos, europeus e americanos.

Seth Wenig/Associated Press
A cantora norte-americana Jill Scott
A cantora norte-americana Jill Scott

DE VOLTA AO RIO
Três atrações da versão inglesa do Back2Back também vêm ao Rio. A malinesa Fatoumata Diawara faz um show enérgico, mesclando referências de soul, jazz, blues e rimos tradicionais de seu país, cantando, tocando guitarra e realizando coreografias africanas.

Também do Mali, a dupla Amadou e Mariam faz uma performance empolgante de afro-blues, um mix de música do Mali, rock e blues, com percussão marcante e barulhentas guitarras. O casal apresenta no Rio canções de seu disco mais recente, "Folila" (2012), que tem participações de Kyp Malone e Tunde Adebimpe, do TV on the Radio, Santigold, Theophilus London e Jake Shears (Scissor Sisters), entre outros.

Outro artista que fez apresentação de alto nível em Londres e vem ao país é o trompetista e cantor sul-africano Hugh Masekela, que faz jazz com referências de música da África do Sul, num show suingado e bem-humorado.

Divulgação/Getty Images
A malinesa Fatoumata Diawara, que se apresenta no festival B2B, em novembro, no Rio
A malinesa Fatoumata Diawara, que se apresenta no festival B2B, em novembro, no Rio
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página