Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/08/2012 - 13h06

Festival de Veneza premia Spike Lee por contribuição ao cinema

Publicidade

DA EFE

O diretor, roteirista e produtor americano Spike Lee será agraciado com o prêmio "Jaeger-Le Coultre - Glória ao Cineasta" na 69ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, que acontece entre 29 de agosto e 8 de setembro.

De Palma e Malick vão disputar Leão de Ouro em Veneza; veja competidores

A entrega do prêmio, que reconhece as personalidades que marcaram o cinema contemporâneo, acontecerá no dia 31, informou em comunicado nesta sexta-feira (3) a organização do evento.

Após a entrega do prêmio, será apresentado na grande sala do Palácio do Cinema o novo documentário do cineasta, "Bad 25", que lembra o 25º aniversário do álbum "Bad", um dos mais populares de Michael Jackson, de quem Spike Lee era amigo.

Isadora Brant/Folhapress
O diretor de cinema Spike Lee, que vai lançar documentário sobre Michael Jackson
O diretor de cinema Spike Lee

O diretor da mostra, Alberto Barbera, que substitui Marco Müller à frente da competição depois de sete anos, disse que "Spike Lee é um espírito criativo e combativo, autor de filmes audazes e mordazes, frequentemente imprevisíveis e provocativos no melhor sentido da palavra".

São trabalhos "capazes de nos obrigar a rever nossos preconceitos e nossas ideias preconcebidas", acrescentou Barbera.

Com esta, Spike Lee soma nove participações na Mostra de Veneza, duas delas concorrendo com os longas "Mais e Melhores Blues", em 1990 e "Irmãos de Sangue", em 1995.

Em edições anteriores, o reconhecimento "Jaeger-Le Coutre - Glória ao Cineasta" foi concedido a nomes como Abbas Kiarostami (2008) e Al Pacino (2011), entre outros.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página