Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2012 - 10h58

Pianista prodígio do Canadá, Jan Lisiecki toca com a Osesp

Publicidade

MILLOS KAISER
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Nesta sexta (10), às 21h, a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) apresenta-se na Sala São Paulo com regência do polonês Antoni Wit e participação do pianista canadense Jan Lisiecki, que tocará o Concerto nº 1 de Frédéric Chopin. Obras de Henryk Górecki e Karol Szymanowski completam o programa.

Jan Lisiecki veio ao Brasil acompanhado da mãe. Com 17 anos, o garoto-prodígio ainda não pode viajar sozinho. "Ela salva minha vida. É quem arruma minha mala, limpa as coisas, responde emails. Assim tenho tempo de conhecer um pouco da cidade", diz. Pelas suas contas, ele chega a voar 200 mil milhas por ano.

Eduardo Knapp/Folhapress
O pianista canadense Jan Lisiecki, de 17 anos, que se apresenta com a Osesp
O pianista canadense Jan Lisiecki, de 17 anos, que se apresenta com a Osesp

Em 2010, o rapaz foi convidado para substituir Nelson Freire, que estava com a mão machucada, em quatro concertos na França. Emanuel Ax, Yo-Yo Ma e Pinchas Zuckerman são alguns dos músicos com quem ele já dividiu o palco. Recentemente, assinou com a renomada gravadora Deutsche Grammophon, que acabou de lançar seu primeiro álbum, só com composições de Mozart.

Lisiecki pulou três séries na escola e se formou aos 15. Em dois anos, terminará seu mestrado em música. "Não passo muito tempo com pessoas da minha faixa etária. Mas conheço muita gente interessante em minha viagem, de todas as idades", conta.

E completa: "Na verdade, sou uma pessoa que gosta de ficar sozinha. Adoro conhecer gente, bater papo, mas não sou como os outros adolescentes, que amam ir à festas". Ele revela que ainda não teve sua primeira namorada.

Sem músicos na família, começou no piano aos 5 anos, quando um vizinho deu-lhe um modelo velho que tinha. "Depois a coisa foi evoluindo. Não sei muito bem como."

Ele diz que tenta acompanhar o que é feito na música pop, mas que "são mundos completamente diferentes". Alguma banda preferida? "Pink Floyd", responde.

OSESP COM ANTONI WIT E JAN LISIECKI
QUANDO sexta (10), 21h
ONDE Sala São Paulo (pça. Júlio Prestes, 16; tel. 0/xx/11/3223-3966)
QUANTO entre R$44 e R$149
CLASSIFICAÇÃO 7 anos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página