Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2012 - 05h02

Ópera de Wagner aposta na atemporalidade

Publicidade

JOÃO BATISTA NATALI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"O Crepúsculo dos Deuses", de Richard Wagner (1813-1883), estreia amanhã em temporada de seis récitas. É a primeira montagem paulistana dessa ópera de 1876, que traz cinco horas de duração.

Luiz Fernando Malheiro volta a regê-la, depois de montagem em 2004, em Manaus.

Trata-se do quarto e último episódio de "O Anel do Nibelungo", o mais ambicioso projeto na história do teatro lírico. Baseado na mitologia teutônica, Wagner narra a ambição e os conflitos entre divindades, que trazem como figuras centrais o deus Wotan, o herói Siegfried e a valquíria Brünnhilde.

Adriano Vizoni/Folhapress
Ensaio da ópera "Crepúsculo dos Deuses"
Ensaio da ópera "O Crepúsculo dos Deuses"

O compositor escreveu bem mais que uma história. Seu projeto --tecido por um encadeamento contínuo de motivos melódicos e não por árias ou duetos fragmentados-- foi o de produzir filosofia em forma de música e mostrar o embrião das impossibilidades e vícios humanos.

Malheiro diz ter trabalhado com a soprano Eliane Coelho (Brünnhilde) para definir os andamentos, a nitidez de cada frase. A direção cênica é de André Heller-Lopes, também responsável, em 2011, pela magnífica "Valquíria".

Seu "Crepúsculo" aposta na atemporalidade. Waltraute cobre a cabeça com adereços das montagens do final do século 19. Mas o palácio de Gunther é um salão burguês. A gruta de Brünnhilde tem cenário abstrato, concatenando fundo de biombos.

Gunther traja um uniforme militar, e sua irmã, Gutrune, um vestido dos anos 1940. "São seres humanos, os primeiros a aparecerem no ciclo do Nibelungo", diz o diretor.

Eliane Coelho, há 30 anos na Europa e nos corpos estáveis da Ópera Estatal de Viena, se diz confortável com o espetáculo. O remanejamento cronológico não é questionável, desde que o enredo e os personagens sejam preservados, o que fez Heller-Lopes.

O CREPÚSCULO DOS DEUSES
QUANDO 12/8, às 16h; 14/8, às 18h; 17/8, às 18h; 19/8, às 16h; 23/8, às 18h; 25/8, às 16h
ONDE Theatro Municipal de São Paulo (pça. Ramos de Azevedo, s/n; tel. 0/xx/11/3397-0300)
QUANTO de R$ 40 a R$ 100
CLASSIFICAÇÃO 12 anos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página