Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/08/2012 - 03h33

Livro é fruto da renúncia de Mainardi pelo filho

Publicidade

RODRIGO LEVINO
EDITOR-ASSISTENTE DA "ILUSTRADA"

A primeira vez em que Diogo Mainardi tratou da paralisia cerebral do seu filho mais velho, em 2001, na coluna semanal que mantinha na revista "Veja", o chamou de "meu pequeno búlgaro".

Diogo Mainardi volta à literatura com relato sobre a paralisia cerebral de seu filho

A titulação, justificou ele, se dava pela completa incompreensão do problema que se agigantava com o diagnóstico recente da doença que prejudicou a coordenação motora e parte do intelecto de Tito.

Era como, comparou, descobrir que tinha um filho búlgaro, sobre o qual nada compreendia.

A exposição do tema, numa época em que sua persona pública já dividia opiniões por causa do modo zombeteiro como tratava a política e a cultura nacionais, abriu um flanco para os detratores.

"Se você pesquisar na internet por 'Diogo Mainardi + filho + débil mental' ou qualquer insulto do tipo, vai encontrar centenas de comentários em sites e blogs."

Nada disso, diz Mainardi, o atingiu ou ao filho, que hoje divide brinquedos com Nico, quatro anos mais novo.

"As ofensas dirigidas a mim que mencionavam a paralisia de Tito eu usava como índice da canalhice alheia. Jamais me deixei abalar por nenhum xingamento por um motivo simples: eu aceitei o problema do meu filho com naturalidade, entusiasmo e deslumbramento."

POLÊMICA E RENÚNCIA

Autor de cinco romances, o primeiro deles, "Malthus", vencedor do Prêmio Jabuti de 1990 ("veja só, uma carreira claramente descendente", se autodeprecia), Diogo Mainardi passou a intervir no debate nacional em 1999, de porte de um espaço na revista de maior circulação nacional.

Como cronista --é assim que ele se define--, tratou de achincalhar o que via de sua janela. "E não eram passarinhos amarelos, era o PT montado em mitos nacionais. Eu achei que era uma boa dar um chute no traseiro desse pessoal e desconstruir esse mitos". Foi o que ele tentou repetidamente até 2010.

"Depois perdeu a graça. Justo por causa da repetição."

Fadigado, se aferrou ao chamado que se anunciava desde que Tito nasceu: contar a história do que para ele é o maior amor do mundo.

Em 2007, a justiça italiana condenou o hospital de Veneza a ressarcir a família Mainardi, que estava morando no Rio, em 3,2 milhões de euros (cerca de R$ 8 milhões).

"Foi um alívio saber que a partir dali eu poderia morrer. Antes, eu não tinha esse direito, pois só conseguia garantir o presente dele, não o futuro, como a indenização permitiu."

Três anos depois, Mainardi voltou à Itália, deixou a coluna e se recolheu ao que chama de "realidade microscópica": o apartamento onde vive, o mercadinho do bairro, a doceria da praça e a escola das crianças.

"Eu renunciei à minha soberba literária e deixei de ser o narrador da minha vida", diz ele, entregando o posto a Tito, um traquinas que fala português com forte sotaque.

A escolha por se afastar do personagem público que alimentava e deixar o país, segundo ele, não foi uma curva fora de sua trajetória.

"O que eu fiz de melhor a vida inteira foi abandonar lugares onde vivi", conta.

Agora, pretende permanecer em Veneza, embora reconheça a boa vida que levou por nove anos no Rio.

Houve quem dissesse, quando Mainardi partiu, que ele deixava o país por medo de ser preso, fruto de processos judiciais movidos por desafetos. "Um absurdo. Se há algo que eu tenho intacto é a minha primariedade", rebate.

Hoje, enfastiado da política nacional, diz que cumpriu o seu dever e deu "a real dimensão histórica dos fatos recentes da política brasileira".

Foi assim quando produziu pérolas como um depoimento do ex-deputado José Janene (1955-2010), em que ele acusava o então ministro José Dirceu de ser o artífice do mensalão, coletado num gravador de brinquedo de Tito.

Apesar de recluso, ele se impõe. As menções maldosas e mais recentes a seu nome aconteceram quando morreu Gore Vidal (1925-2012), de quem ele era próximo. "Eu virei a maior bichona do Brasil. A canalha não dá descanso!", gargalha.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página