Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2012 - 06h11

Exposição reúne projetos urbanos de Le Corbusier para SP e Rio

Publicidade

SILAS MARTÍ
DE SÃO PAULO

Na visão de Le Corbusier, o pai da arquitetura moderna, São Paulo deveria ser cortada por dois megaviadutos que se cruzam no centro da cidade. Suas pilastras sustentariam moradias em forma de cubo e automóveis circulariam velozes a quase cem metros acima do nível da terra.

Le Corbusier fez desenhos para São Paulo, Rio, Montevidéu e Buenos Aires numa viagem a essas cidades em 1929. Na primeira vez que andou de avião, o arquiteto mudou sua percepção da escala dos espaços e começou a repensar a matriz cartesiana de sua arquitetura diante do terreno selvagem da América.

Esses desenhos estão reunidos agora numa exposição no Centro Universitário Maria Antonia, que fica a algumas quadras de onde Le Corbusier ficou hospedado em São Paulo, a antiga residência do fazendeiro de café Paulo Prado, em Higienópolis.

Divulgação/Fondation Le Corbusier
Projeto de Le Corbusier para a cidade de São Paulo, desenhado em 1929
Projeto de Le Corbusier para a cidade de São Paulo, desenhado em 1929

"Foi a viagem mais transformadora dele", diz Rodrigo Queiroz, um dos curadores da mostra. "A superfície da arquitetura moderna era abstrata antes da América, mas quando ele observa o território como plataforma do projeto moderno, vê que ele não é anódino, neutro, ideal."

Enquanto São Paulo teria seu mar de morros interligado pelas supervias elevadas, o Rio, no projeto de Le Corbusier, ganha uma matriz mais fluida, que contorna seus vários morros e enseadas.

Seu projeto para a capital fluminense é talvez o mais radical e inovador de sua obra até então, ao incorporar curvas, antes reservadas a seus espaços domésticos, a planos de grande escala, amolecendo os ângulos retos que tanto marcaram sua trajetória.

LE CORBUSIER
QUANDO abre na quinta (23), às 20h; de ter. a sex., das 10h às 21h; sáb. e dom., das 10h às 18h; até 21/10
ONDE Centro Universitário Maria Antonia (r. Maria Antonia, 294, tel. 0/xx/11/3123-5200)
QUANTO grátis

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página