Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2012 - 06h46

Crítica: Filme sobre título são-paulino emociona apenas os tricolores

Publicidade

LEONARDO LOURENÇO
DE SÃO PAULO

Se o futebol continua a ser uma barreira difícil de transpor no cinema de ficção, tem encontrado cada vez mais espaço no documentário.

Com impulso nos últimos anos, o filão de filmes esportivos caiu como uma luva para grandes clubes, como São Paulo, Corinthians, Grêmio e Inter, entre outros, que o usam como peça de marketing para falar de (e vender) suas conquistas recentes ou glórias do passado.

É assim com "Soberano 2 - A Heroica Conquista do Mundial de 2005", sobre a campanha do tricampeonato são-paulino. Não se preocupe, não é necessário ver antes "Soberano", sobre os seis Brasileiros do time.

A fórmula é a mesma: a exaltação desmedida dos feitos da equipe. Modelo que ganha elogios de fãs, mas que limita o público.

Divulgação
O goleiro Rogério Ceni em cena do documentário
O goleiro Rogério Ceni em cena do documentário

Com o tempo de um jogo de futebol (90 minutos), o longa registra com certa preguiça o título no Japão.

Dirigido pelo torcedor Carlos Nader (de "Pan-Cinema Permanente" e do primeiro "Soberano"), o filme começa e termina no aeroporto, do festejado embarque dos atletas à chegada dos campeões.

Nesse meio tempo, histórias de bastidores que podiam gerar algum interesse são rapidamente descartadas. A fórmula de torcedores contando suas experiências durante a competição também se repete.

De modo geral, "Soberano 2" traz uma longa edição dos melhores momentos das duas partidas do São Paulo, cortados com depoimentos que pouco acrescentam.

Exceção a Rogério Ceni. O goleiro lembra uma lesão no joelho que o fez temer ficar fora da final contra o Liverpool, ou como inverteu a barreira numa cobrança de falta defendida com precisão e celebrada como gol.

São-paulinos, obviamente, devem se emocionar com as lembranças. Aos outros, não fará falta.

SOBERANO 2
DIREÇÃO Carlos Nader e Maurício Arruda
PRODUÇÃO Brasil, 2012
ONDE Iguatemi Cinemark e circuito
CLASSIFICAÇÃO 12 anos
AVALIAÇÃO ruim

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página