Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/08/2012 - 05h31

Crítica: 'Intocáveis' é sucesso comercial bastante digno

Publicidade

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

"Intocáveis", filme que se transformou no maior sucesso internacional de público entre os filmes produzidos na França, não chegou a esse estágio por acaso.

Afinal, se existe coisa difícil neste mundo é encontrar um filme comercial francês minimamente assistível (ao menos pelo público do exterior), e este trabalho de Olivier Nakache e Eric Toledano é bem mais que isso: é bastante assistível.

Ou, em outras palavras, "Intocáveis" começa por uma boa história. "Baseada em fatos reais", é verdade, mas daí pode-se sempre tirar o melhor e o pior. No caso, trata-se do encontro de um bilionário tetraplégico, Philippe, com Driss, o jovem negro que emprega para se ocupar dele.

Os autores parecem seguir a receita hawksiana (do cineasta americano Howard Hawks), de buscar o humor naquilo que tudo induz a pensar em drama.

Divulgação
Os atores Omar Sy (em pé) e François Cluzet em cena do sucesso francês "Intocáveis"
Os atores Omar Sy (em pé) e François Cluzet em cena do sucesso francês "Intocáveis"

É assim desde o começo: enquanto os candidatos à vaga enunciam bons argumentos para obter o emprego (profissionalismo, humanitarismo etc.), Driss apenas procura uma negativa que lhe garanta o direito ao seguro desemprego.

Seu jeito despachado, mas também a soberba, a capacidade de observação e mesmo a inteligência que demonstra --tudo isso é a senha para que Philippe o contrate, apesar de seus antecedentes pouco recomendáveis.

Logo saberemos que Philippe não é um bilionário comum, se é que algum bilionário pode ser comum. Embora pregado na cadeira de rodas, é um aventureiro: foi praticando esportes radicais que sofreu o acidente fatal. Driss é, de certo modo, seu duplo selvagem.

BOM ROTEIRO

A partir desses elementos o filme saberá lançar expectativas (ou seja: levar o espectador a se perguntar o que virá depois), alternar humor e alguma gravidade, lançar falsas pistas sem trapacear.

Enfim, percorre com desenvoltura o manual do bom roteiro, e nem por isso deixar de ser francês a cada instante, sem descuidar dos enquadramentos, da luz ou da interpretação (os atores François Cluzet e Omar Sy estão ótimos).

A roda pega um pouco na última meia hora do filme, quando o feliz processo de troca de conhecimentos entre o bilionário refinado e o negro da periferia desemboca em uma espetacularização um pouco tola.

A cena em que Driss dança num salão sofisticado, dedicado à música clássica, é tão demagógica quanto tola --ou seja, ajuda no sucesso do filme.

Nada, porém, que impeça "Intocáveis" de continuar a ser um longa-metragem comercial visível e, ao mesmo tempo, digno.

INTOCÁVEIS
DIREÇÃO Olivier Nakache e Eric Toledano
PRODUÇÃO França, 2011
ONDE Reserva Cultural, Eldorado Cinemark e circuito
CLASSIFICAÇÃO 14 anos
AVALIAÇÃO bom

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página