Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/09/2012 - 03h24

Jards Macalé é tema do novo filme de Eryk Rocha, filho de Glauber

Publicidade

MARCUS PRETO
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

Personagem central de "Jards", o quinto longa do cineasta Eryk Rocha, 34, Jards Macalé é um homem triste.

Ao menos é assim que ele surge em boa parte das cenas do filme, ainda inédito, que tem primeira sua exibição no Festival do Rio, em outubro.

Cigarro entre os dedos, caminha calado por cenários que se repetem pela hora e meia de projeção: a casa em que vive só, as ruas do Rio, o estúdio de gravação, outra vez as ruas, de volta à casa.

As imagens cíclicas registram o cotidiano do artista durante a gravação de seu CD mais recente, "Jards", lançado no ano passado.

Divulgação
O músico Jards Macalé em cena do documentário "Jards"
O músico Jards Macalé em cena do documentário "Jards"

Quando aparece no estúdio --com a banda ou com seus convidados Adriana Calcanhotto, Elton Medeiros, Luiz Melodia, Frejat, Ava Rocha, Thais Gulin e Frejat--, Macalé nem parece infeliz.
Mas basta botar o pé na rua, rumo ao mundo real, que qualquer alegria desaparece.

E a câmera parece gostar mais dele nesse estado.

"O filme traça uma vereda em que coexistem a solidão e o êxtase", diz Eryk, que conheceu seu personagem por meio de seu pai, o cineasta Glauber Rocha (1939-1981).

E completa: "O grosso dos filmes musicais brasileiros focam a biografia convencional ou o show filmado. Não quis fazer jornalismo, mas um ensaio-poema musical".

O diretor conta que muito da melancolia captada por suas lentes vinha de um luto: o fim da relação amorosa do cantor com Ana de Hollanda --que, àquela altura, assumia o Ministério da Cultura. Macalé não fala no assunto.

Retrato desse estado de espírito, o clássico francês "Ne me Quitte Pas" ganhou uma interpretação avassaladora do cantor --que acabou não incluída no respectivo álbum.

A previsão é que "Jards" entre em cartaz em março de 2013. Serão sessões gratuitas nas salas do Espaço Itaú de todo o país. No mesmo mês, Macalé completará 70 anos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página