Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/09/2012 - 06h39

Crítica: Com citações aos anos 1980, filme escapa dos clichês do terror

Publicidade

RICARDO CALIL
CRÍTICO DA FOLHA

À primeira vista, "ParaNorman" pode parecer apenas um decalque talentoso da obra de Tim Burton.

O filme reúne vários elementos que fizeram a fama do cineasta americano em animações como "O Estranho Mundo de Jack" (1993) e "A Noiva Cadáver" (2005): a técnica de "stop-motion", a brincadeira com os clichês do terror, o protagonista rejeitado pela sociedade...

Mas, como já haviam feito no excelente "Coraline e o Mundo Secreto" (2009), os realizadores de "ParaNorman" mostram ter uma visão particular do mundo e do cinema.

Norman é um garoto que vê pessoas mortas --conversa e convive com elas-- em uma pequena cidade americana. E, por isso, é visto como uma aberração por colegas de escola e pela família.

Divulgação
O garoto Norman em cena de "ParaNorman", de Chris Butler e Sam Fell
O garoto Norman em cena de "ParaNorman", de Chris Butler e Sam Fell

Certo dia, cumprindo a antiga maldição de uma bruxa, um grupo de zumbis sai de suas tumbas e aterroriza a cidade. O único que poderá salvá-la é o renegado Norman.

Até aí o filme oferece o menu tradicional do terror, adaptado ao universo infantil. Mas um detalhe fundamental muda o cenário: a bruxa é uma menina perseguida há mais de 200 anos por seu comportamento.

Ou seja, a cidade do filme é uma versão ficcional e atualizada de Salém --povoado americano onde mulheres foram queimadas por suposta bruxaria no século 17 (e inspirou a peça "As Bruxas de Salém", de Arthur Miller).

Por trás da aparência ingênua, "ParaNorman" traça um paralelo histórico da intolerância americana: das mulheres mortas por puritanos do passado aos garotos vítimas de bullying no presente.

Em termos cinematográficos, o filme também traz novidades em relação às animações que brincam com os clichês do terror: saem as referências aos anos 50, tão caras a Burton, e entram as citações aos 80 --do "Thriller", de Michael Jackson, aos "Goonies", de Richard Donner.

Ao final, "ParaNorman" confirma uma tese que Burton já havia demonstrado: a animação infantil é hoje muito mais madura do que a ficção hollywoodiana.

PARANORMAN
DIREÇÃO Chris Butler e Sam Fell
PRODUÇÃO EUA, 2012
ONDE Center Norte Cinemark, Cidade Jardim Cinemark e circuito
CLASSIFICAÇÃO 10 anos
AVALIAÇÃO bom

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página