Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/09/2012 - 11h35

John Lennon é eleito "maior ícone musical dos últimos 60 anos" por revista

Publicidade

DE SÃO PAULO
DA EFE

Atualizado às 13h16.

O ex-beatle John Lennon foi eleito o "maior ícone musical dos últimos 60 anos" em uma votação organizada pela revista britânica "New Musical Express".

Segundo a publicação, o resultado da votação --que teve presença maciça de artistas britânicos e americanos-- transformou o ídolo de várias gerações no maior mito da música nas últimas seis décadas.

O ex-vocalista do Oasis, Liam Gallagher, ficou em segundo lugar, seguido por David Bowie, Alex Turner (guitarrista dos Arctic Monkey), Kurt Kobain (ex-líder do Nirvana) e Amy Winehouse.

O sétimo lugar ficou com Jimi Hendrix, seguido por Morrissey, ex-vocalista do The Smiths. O nono artista mais votado foi outro ex-Oasis, Noel Gallagher, que ficou à frente do ex-vocalista do Joy Division, Ian Curtis.

Mais de 160 mil pessoas participaram da pesquisa que começou há um ano e meio como parte das comemorações dos 60 anos da revista.

Ivor Sharp/Divulgação
Yoko Ono ao lado de John Lennon em protesto pelo fim da Guerra do Vietnã
Yoko Ono ao lado de John Lennon em protesto pelo fim da Guerra do Vietnã

Em entrevista à "NME", Liam Gallagher deixou claro que, quando o assunto é Beatles, prefere John Lennon a Paul McCartney.

"John Lennon significa tudo para mim. Eu não diria que ele é melhor compositor do que McCartney, eles são diferentes, mas ótimos. Mas eu gosto mais das coisas do Lennon porque são um pouco mais bonitas, e mais furiosas", disse Gallagher.

"McCartney é que nem o Noel [Gallagher] --amável demais", compara Liam, acrescentando que é da voz de Lennon que ele mais gosta.

"Como compositor, eu acho que ninguém nunca alcançou Lennon e acho que nunca irão. Lee Mavers pode ter chegado perto, mas ele seguiu outra estrada", continua.

"Eu não consigo me cansar dele. Se você cansa do Lennon você cansa de si mesmo, não? E eu não estou cansando de mim."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página