Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/10/2012 - 14h21

Líderes da religião indiana sikh protestam contra livro de J.K. Rowling

Publicidade

DE SÃO PAULO

Líderes da religião monoteísta indiana sikh querem banir "The Casual Vacancy", primeiro livro adulto de J.K. Rowling --autora de "Harry Potter"-- da Índia. A informação é do jornal britânico "The Telegraph".

No livro, Rowling descreve uma garota sikh como sendo "bigoduda, mas peituda". Personagens do livro caçoam de Sukhvinder, filha de um cirurgião, com muitos pelos faciais e se referem a ela como "a grande hermafrodita" e "homem-mulher peludo".

De acordo com a religião sikh, ninguém --incluindo as mulheres-- pode raspar ou cortar seus pelos. "Ainda que a autora tenha escolhido descrever as características físicas da mulher sikh, não era necessário utilizar linguagem provocativa, questionando seu gênero. Isso é condenável", afirmou o líder de um comitê que representa a sede da autoridade sikh na Índia.

Lefteris Pitarakis/Associated Press
J.K. Rowling com seu livro "The Casual Vacancy"
J.K. Rowling com seu livro "The Casual Vacancy"

Líderes religiosos afirmaram ao jornal que vão investigar as reclamações a respeito da linguagem utilizada por Rowling e vão pedir para que o livro seja banido do país se acharem que ele insulta a religião sikh.

Um porta-voz da editora Hachette, que publicou o livro, disse que os comentários negativos são feitos por um personagem que provoca Sukhvinder. "Está claro no livro que os pensamentos, ações e comentários negativos feitos pelo personagem Fats, que provoca Sukhvinder, são apenas dele. A descrição de Sukhvinder feita pelo narrador é bem diferente", afirmou.

"The Casual Vacancy", lançado em setembro no Reino Unido e nos Estados Unidos, chega ao Brasil em dezembro pela editora Nova Fronteira. O livro ainda não tem nome em português.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página