Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/10/2012 - 04h37

Schwarzenegger lança biografia e é destaque na Feira do Livro de Frankfurt

Publicidade

RAQUEL COZER
ENVIADA ESPECIAL A FRANKFURT

Arnold Schwarzenegger, figura que pouca gente poderia imaginar como destaque num evento literário, protagonizou os momentos mais concorridos do primeiro dia da Feira de Frankfurt, na tarde de quarta (10).

Governo quer "brasilizar" Feira do Livro de Frankfurt

O ator e ex-governador da Califórnia foi lançar sua biografia "Total Recall", que sai no Brasil em 16 de novembro pela Sextante.

Participou de debate, entrevista coletiva e tarde de autógrafos, cercado de seguranças tão grandes quanto ele e de editores nas pontas dos pés tirando fotos com celular.

O inusitado da situação combina com a trajetória que Schwarzenegger conta no livro, assinado em parceria com Peter Petre. "Quais as chances de um garoto austríaco pobre virar campeão de fisiculturismo, entrar no show business de Hollywood e ser eleito governador da Califórnia?", disse ele.

Ralph Orlowski/Reuters
O ator e ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, apresenta seu livro na feira do livro de Frankfurt
O ator e ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, apresenta seu livro na feira do livro de Frankfurt

O livro foi considerado "chapa-branca" pela crítica internacional --"a mais desagradável biografia de celebridade", diz o "Guardian".

Não cita, por exemplo, o pedido de clemência que Schwarzenegger, quando governador, negou a Stanley "Tookie" Williams, condenado à morte por matar três mulheres e depois indicado ao Nobel da Paz por ter escrito na prisão livros infantis para afastar crianças do crime.

"Não pensei nisso", disse, questionado sobre por que deixou a história de fora. "O povo da Califórnia escolheu e segui a lei. Ele matou, era perigoso, foi executado e eu não pararia isso", disse.

O livro resvala numa espécie de autoajuda, estilo "fui, vi e venci", embora tenha algumas boas histórias de Hollywood e especialmente do envolvimento do ator, republicano, com a política.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página