Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/10/2012 - 11h50

Stan Lee Media processa Disney por uso de personagens da Marvel

Publicidade

DA REUTERS

A Stan Lee Media, empresa que diz deter os direitos sobre personagens da Marvel como Homem-Aranha e Homem de Ferro, abriu um processo judicial contra a Disney, pleiteando "bilhões de dólares em lucros".

O desenhista Stan Lee, que não é mais ligado à Stan Lee Media, criou muitos dos personagens fixos da Marvel. A empresa alega que Lee cedeu em 1998 os direitos desses personagens, mas que um mês depois entregou os mesmos direitos à Marvel Enterprises.

Em 2009, a Disney adquiriu a Marvel Enterprises, então rebatizada de Marvel Entertainment, por 4,3 bilhões de dólares. A Stan Lee Media foi fundada em 1999, com o objetivo declarado de "abrir processos para recuperar danos ao seu patrimônio".

"A Walt Disney Company representou ao público que ela, de fato, possui os direitos sobre esses personagens e sobre centenas de outros personagens criados por Stan Lee", diz a ação, protocolada num tribunal do Colorado.

O foco da ação são filmes da Disney com personagens da Marvel, como "Os Vingadores", que arrecadou mais de 1,5 bilhão de dólares nas bilheterias do mundo todo.

Em nota, a Disney disse que "a ação não tem mérito", e "decorre de alguns fatos e alegações judiciais que já foram rejeitados por três juízes de tribunais federais".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página