Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/10/2012 - 06h02

Crítica: 'Vaclav & Lena' é obra de estreia adorável

Publicidade

NELSON DE OLIVEIRA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Romances como "Vaclav & Lena" parecem superficiais, até mesmo desnecessários, num debate polarizado.

O primeiro livro de Haley Tanner jamais será um monumento literário, como "Ulysses", de James Joyce, ou outros artefatos complexos do alto modernismo produzidos por Virginia Woolf e William Faulkner.

Tampouco será um sucesso absoluto de público, como os best-sellers de fantasia mística de Paulo Coelho, J.K. Rowling e Stephenie Meyer.

Enquanto best-sellers e long-sellers (clássicos que vendem relativamente bem há décadas ou séculos) trocam insultos e balaços, "Vaclav & Lena" atravessa, sem ser notado, o descampado entre as duas trincheiras.

Mas o romance de Haley Tanner chega às livrarias brasileiras cercado de adjetivos perigosos.

Divulgação
A escritora Haley Tanner
A escritora Haley Tanner

Nas orelhas, na quarta capa e no release da editora, expressões de afeto avisam que temos em mãos uma narrativa adorável, delicada, sobre o amor juvenil, sobre como o forte abraço emocional pode superar as circunstâncias.

São expressões muito perigosas porque podem estar disfarçando a verdade: que se trata de um romance piegas e sentimental.

Felizmente, não é o que acontece. "Vaclav & Lena" é adorável e delicado, sem ser piegas e sentimental. É uma comovente narrativa sobre o amor juvenil, sem ser ingênuo ou idealista.

SEPARAÇÃO

Na primeira parte do romance, intitulada "Juntos", Vaclav e Lena têm dez anos e vivem na comunidade de imigrantes russos de Brighton Beach, no Brooklyn. A amizade é a maneira que encontraram de resistir à pobreza e à segregação.

O maior desejo de Vaclav é se tornar um mágico mundialmente respeitado, como seu herói Harry Houdini, outro imigrante.

Sua melhor amiga, Lena, é uma órfã problemática, retraída, com dificuldade até para aprender o inglês. Um dia, Lena desaparece da vida de Vaclav.

Na segunda parte, "Separados: Vaclav", e na terceira, "Separados: Lena", os dois já estão com 17 anos, mais maduros, mais estáveis financeiramente. O afeto não arrefeceu um grau sequer.

Nesses sete anos de separação, Vaclav, o aprendiz de mágico, tentou entender o sumiço da amiga, enquanto Lena, a ex-assistente do aprendiz de mágico, tentava desvendar o mistério que cerca a história de seus pais.

Na última parte do romance, "Juntos Outra Vez", o reencontro resolve o conflito principal da trama --a separação física dos apaixonados-- e dá início a outro, mais monstruoso.

A separação física cede lugar a outra separação, mais íntima. Na feliz analogia proposta pelo narrador: "o mundo se separou, se juntou e se separou outra vez; o mundo está se batendo como dois címbalos".

Nem monumento nem best-seller, nem clássico nem mero entretenimento, o romance de estreia de Haley Tanner segue sossegado pelo caminho do meio, indiferente ao fogo cruzado.

NELSON DE OLIVEIRA é doutor em letras pela USP e autor de "Poeira: Demônios e Maldições" (Língua Geral).

VACLAV & LENA
AUTOR Haley Tanner
EDITORA Intrínseca
TRADUÇÃO Maria Luiza Newlands
QUANTO R$ 29,90 (272 págs.)
AVALIAÇÃO ótimo

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página